Você está sempre realizando escolhas
Existe um pressuposto que somos sempre responsáveis por nossa vida como um todo, mesmo diante das circunstâncias externas das quais absolutamente não temos o controle. Mesmo diante da falta de controle com o que nos acontece, sempre podemos definir nossa interpretação dos acontecimentos e nossa reação a eles.
Assim, podemos concluir que sempre somos responsáveis pelo caminho que tomamos. Mesmo que não reaja ou não se importe. Você tem a escolha de como você reagirá diante dos acontecimentos. A partir disso, fará você ter consciência de que mesmo diante de um evento imposto, você poderá assumir um papel ativo no que está acontecendo, principalmente dentro de nós.
A questão é que estamos escolhendo sempre, de modo consciente ou não. Muitas vezes, você pode estar se sentindo infeliz na situação atual, e a probabilidade que tenha a sensação de que parte do problema está, fora de controle, de que você não tem como resolvê-lo, de que aquilo foi imposto e sem possibilidade de escolha fará com se sinta mais vulnerável e distante de encontrar uma solução.
A mudança está em olhar e acreditar que mesmo diante dos problemas, podemos escolher como reagir a eles. Seja um desafio no trabalho, um relacionamento, uma doença ou algum diagnóstico. Saiba que se acreditarmos ter escolhido nossos problemas, nos sentiremos mais emponderados. E já adianto que se caso continuar a se lamentar que o problema foi imposto à você, a situação tenderá a permanecer infeliz e você irá continuar na posição de vítima.
À medida que assumimos as rédeas por nossa vida, independentemente do que está acontecendo, mais poder adquirimos para transformá-la. Assim, o processo de tornar-se responsável é o primeiro passo para resolver seus problemas.
Psicóloga Dra. Daniela Batacline @psidanielabatacline