•  quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Vacina contra o coronavírus começa a ser produzida em escala neste mês, diz CEO de empresa no Brasil

Segundo matéria da revista exame, a farmacêutica AstraZeneca, se prepara para iniciar a produção em larga escala de uma vacina contra o COVID-19 entre o final de junho e o início de julho.< “Nosso plano é produzir globalmente a vacina entre o final deste mês e o início de julho, em escala. Se fizermos isso teremos 400 milhões de doses iniciais no final de setembro, começo de outubro” disse o presidente da AstraZeneca do Brasil Fraser Hall em entrevista à EXAME.

A Empresa tem uma parceria com a faculdade de Oxford, que vem testando a cura em aproximadamente 50 mil pessoas, caso der certo, a vacina já estará praticamente pronta ao final do teste.

Ainda segundo a revista Exame, a AstraZeneca tem mantido conversas com o Ministério da Saúde para definir quantas doses da vacina serão fornecidas ao Brasil e quando essas doses chegarão. Dentre os temas a serem definidos está a forma como as vacinas chegarão até o Brasil. Uma das possibilidades em discussão é que as doses sejam produzidas no país.

Dentre as instituições que teriam condições de produzir a vacina estão o Instituto Butantã, em São Paulo, e a Fiocruz, no Rio de Janeiro. As doses usadas no teste clínico estão sendo produzidas na Europa. A AstraZeneca tem uma fábrica em Cotia, São Paulo, mas que não está habilitada para a produção de vacinas.

A AstraZeneca tem um acordo de licenciamento com a Universidade de Oxford, pelo qual a companhia tem a responsabilidade de produzir a vacina desenvolvida pela universidade, e o compromisso de vender a vacina sem gerar lucro durante a pandemia. A vacina é uma das mais promissoras contra a covid-19, e uma das poucas que já está sendo testada em humanos.

 

(Itupeva Agora)

Ler Anterior

Arte em Itupeva: Conheça Luiz Viana que cria lindos painéis pela cidade

Ler Próxima

LABData-FIA lança Pós-Graduações e MBAs de Big Data e Inteligência Artificial totalmente online