•  sábado, 23 de novembro de 2024

Tratamentos dentários à distância são uma alternativa em tempos de quarentena e coronavírus

Com a suspensão dos atendimentos em consultório devido a pandemia do covid-19, a Dra. Patrícia Bertges explica como os tratamentos digitais tem sido usados como alternativa para acompanhar os pacientes.

O Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG) divulgou, nesta segunda-feira (23), uma resolução que suspende o atendimento clínico por 15 dias devido ao surto de coronavírus. Segundo o CRO, o risco de exposição desses profissionais é muito grande porque os dentistas ficam a uma curta distância da boca do paciente.
A quarentena e o isolamento social imposto pela pandemia do covid-19 mudou a rotina de todos ao redor do planeta e tornou a visita ao dentista para muitos pacientes algo que terá de ser adiado para o fim do período de isolamento social . No entanto, a tecnologia revolucionária de tratamentos a distância com planejamento totalmente digital veio para facilitar a vida daqueles que precisam ou iniciar ou seguir com seus procedimentos dentários.

Dra. Patrícia Bertges é uma das pioneiras no Brasil no tratamento ortodôntico digital e revela que com a necessidade dos pacientes ficarem em casa a procura pelos tratamentos a distância cresceu bastante. Ela fechou temporariamente o seu consultório em Belo Horizonte, antes mesmo da resolução do CRO, e conta como está usando a tecnologia para dar prosseguimento aos atendimentos: “Devido a quarentena a procura pelo tratamento a distância aumentou muito e tenho atendido todos os meus pacientes remotamente. Hoje é possível planejar os movimentos dentários e monitorar a ativação do aparelho à distância, fazendo com que as visitas ao dentista sejam espaçadas por vários meses e os dentes continuem a se movimentar de maneira previsível e controlada. Esse sistema de monitoramento remoto permite não apenas que a pessoa possa cumprir a quarentena e dar sequência ao seu tratamento, mas também podemos acompanhar pacientes morando em outros estados e países com a mesma eficácia do tratamento presencial.”

Como funciona o tratamento digital

A especialista revela detalhes sobre a tecnologia que permite que tratamentos dentários sejam realizados a distância: “no campo da ortodontia usamos a tecnologia invisalign, que funciona por meio de um planejamento digital que permite que o aparelho seja produzido por meio de impressão 3D e projetado de forma única para a boca de cada paciente. Além de eliminar a necessidade de massinhas e moldes, essa tecnologia também permite que o indivíduo consiga visualizar de antemão o resultado que vai obter ao final do tratamento. O aparelho consiste em placas de encaixe transparente e removíveis, que também colaboram com a estética, pois dispensam a utilização de braquetes.”

Outros tratamentos possíveis

Além dos tratamentos ortodônticos, tratamentos estéticos como o clareamento dental podem ser feitos à distância: “Essa semana mesmo enviei por motoboy para uma paciente o molde para uma placa de clareamento, feito digitalmente com as imagens de alta resolução que temos em 3D da arcada dentária dela. Ela recebeu o molde e um vídeo detalhado meu explicando passo a passo do procedimento. A paciente já está usando o molde e sendo acompanhada e orientada por mim remotamente sem prejuízo algum.”

Oportunidade em meio à crise

A Dra. Patrícia Bertges acredita que a crise está forçando os profissionais em geral a fazerem uso das tecnologias e se posicionar em novas frentes de trabalho: ”Vivemos na era da informação, da automação e do mundo digital. Apesar de todos os aspectos negativos da pandemia e da crise, algo de bom que podemos tomar como lição é que esta situação nos impulsiona a fazer mais e melhor uso das tecnologias que dispomos e muitas vezes subaproveitamos.”

 

Ler Anterior

Quicko app ajuda quem precisa sair de casa em tempos de Coronavírus

Ler Próxima

Desenvolvedores de Maringá se engajam em hackathon para diminuir impactos do coronavírus no país