Tabus sobre o autismo que precisa ser quebrado
1. capacitismo:
O que é o capacitismo?
É uma forma de discriminação e preconceito social contra pessoas com deficiência, quando elas são consideradas “incapazes”.
Quando uma pessoa não é padronizada do jeito que a sociedade quer, e acabam cometendo preconceitos.
Na cabeça do capacitista, existe as pessoas normais e as com deficiência. Limitando e invalidando a vida delas, dizendo que não são capazes de ser uma pessoa “normal” e ter uma vida.
Afinal, todos nós temos limitações, ninguém sabe fazer tudo. Todos temos dificuldades em algo e com os autistas e outros deficientes, não é diferente.
Parar de invalidar essas pessoas é o primeiro passo para a inclusão e até para a independência do mesmo.
Pessoas autistas são capazes sim e o preconceito contra os mesmos não serve para nada.
E pense muito antes de usar alguma deficiência, como o autismo, como ofensa e algo ruim.
Converse, conheça e saiba mais sobre a vida de uma pessoa deficiente e aí saberá que o preconceito e a ignorância, não levam a nada.
2. Autismo não é uma doença!
Autismo não é doença.
Esse tabu ainda precisa ser quebrado.
Primeiramente, doença tem cura, e o autismo não tem, não é contagioso por ser considerado genético. O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição relacionada ao desenvolvimento do cérebro que afeta a forma como uma pessoa percebe o mundo e se socializa. Dessa forma, elas podem ter dificuldades de interação social e comunicação. Porém, muitas pessoas com autismo conseguem realizar todas as suas atividades diárias, enquanto outros podem necessitar de ajuda.
O autismo é considerado um transtorno.
A diferença entre transtorno, síndrome e doença:
A diferença entre doença, transtorno e síndrome.
A doença é definida pela ausente de saúde. Definida como estado anormal do organismo, com sintomas específicos que alteram suas funções físicas e psicológicas. É a partir deles que outras interpretações acontecem, entretanto, nem sempre são doenças.
Doença também pode ter cura, por ser considerado algo grave ou incômodo.
E a síndrome é o que provocam um conjunto de sinais e sintomas que ocorrem ao mesmo tempo e que podem ter causas variadas, assemelhando-se a uma ou a várias doenças. Costuma-se denominar também de síndrome uma condição que ainda não tem uma causa bem definida. O termo síndrome ainda é usado por uma questão histórica.
O transtorno são condições de ordem psicológica e/ou mental que geram comprometimento na vida normal de uma pessoa. Essas alterações mentais são tratadas, geralmente, por psicólogos e psiquiatras e têm aumentado na atualidade devido a situações do dia a dia. E nem sempre está interligado a uma doença. Geralmente afeta mais o cérebro.
Fonte: mundo educação.
@simplesmente.autismo