Saúde Mental no Trabalho
Qualidade de vida é um tema da saúde e, portanto, é mais que normal que ocorram reflexos na saúde dos colaboradores.
Um dos principais responsáveis por afastamentos e ausências no trabalho, além de trazer diversos outros problemas para o clima organizacional e motivação é o estresse. Estatísticas apontam que uma a cada cinco pessoas no trabalho podem sofrer de algum problema de saúde mental. Esses problemas vão impactar diretamente no ambiente de trabalho, causando perda de produtividade e alterações de humor.
Com isso, o gestor da empresa poderá perder bons colaboradores por danos que costumeiramente ocorrem dentro da empresa.
E sabemos que quanto maior o nível de estresse psicológico, maior a propensão a doenças. O estresse é uma reação biológica que está presente em todos os seres vivos, a qual pode se chamar de alerta de sobrevivência. E essa reação está diretamente relacionada com a ansiedade e depressão.
Podemos dizer que hoje estamos na busca para que a saúde mental no ambiente de trabalho seja reconhecida como muito importante para uma melhor qualidade de vida do colaborador. Pois, ainda existe o preconceito com transtornos psicológicos e é uma grande barreira de aceitação desses problemas recorrentes na sociedade.
Devido à pandemia, a nova modalidade de trabalho adotada por muitas empresas, foi o acesso remoto e com isso os smartphones alteraram a dinâmica de trabalho, sendo que o colaborador está disponível por uma maior parte de tempo e sendo mais difícil de se desvincular após o expediente. Gerando assim, maior tensão e estresse para os colaboradores.
É importante chamar à atenção que é fundamental a desconexão com o trabalho e dar limites para os horários. Pois, a vida é composta por várias áreas: família, trabalho, saúde emocional/física, lazer, amigos, hobby, entre outras. E para atender todas essas áreas é muito importante organizar horários.
Psicóloga Daniela Batacline
@psidanielabatacline
CRP: 06/109294