•  sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Novembro azul: Estação Luz tem exposição sobre o câncer de próstata

Depois do Outubro Rosa, agora é a vez do Novembro Azul, mês em que os cuidados com a saúde masculina ganham atenção especial. Com o objetivo de contribuir nesse reforço, a partir desta terça-feira (03), os passageiros que circularem pela Estação Luz, da Linha 4-Amarela de metrô, terão a oportunidade de saber um pouco mais sobre o que é o câncer de próstata, seus sintomas, tratamentos e a importância do diagnóstico precoce.

A mostra “Novembro Azul”, uma iniciativa da ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia em São Paulo (SBU-SP), e organizada pelo jornalista e produtor cultural Mauricio Coutinho, apresenta 20 painéis que tratam o tema de forma clara e didática e buscam incentivar os espectadores nesse autocuidado.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2020, são estimados cerca de 65 mil novos casos de câncer de próstata no País. A mortalidade em 2019 em homem com esse tumor foi de 15.576 – um aumento de 13,9% com relação a 2017. A incidência de casos da doença já ocupa a segunda posição entre os tipos de câncer que mais acometem os homens, ficando atrás apenas dos tumores de pele não melanoma.

“Ações como essas apoiadas pela ViaQuatro, bem como as campanhas de conscientização para o público leigo que realizamos anualmente — e que ganham destaque por conta do Novembro Azul –, visam alertar a população masculina sobre a importância da prevenção. Com a pandemia, alguns pacientes postergaram a ida ao urologista, outros preferiram não dar seguimento aos tratamentos, o que é muito negativo. Outros ainda alegam não ter tempo de ir às consultas. Mas, sabemos que, quanto mais cedo se faz o diagnóstico do câncer de próstata, maior será a chance de cura.”, pontua o urologista Dr. Geraldo Faria, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo.

Para Juliana Alcides, gestora de sustentabilidade da ViaQuatro, a iniciativa integra o compromisso da concessionária com a sociedade. “Além de um transporte seguro e confortável, nosso objetivo é oferecer às pessoas que circulam pelas nossas estações um espaço com orientação de saúde e incentivo ao bem estar”, diz.

Seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde para evitar aglomerações, a exposição também estará disponível, ao longo do período em que será exibida na estação, nas páginas oficiais da concessionária no Facebook e no Instagram.

Ler Anterior

Fundação Itesp e Centro Paula Souza levam educação aos jovens do campo

Ler Próxima

Fapesp apoia desenvolvimento de filme plástico que inativa o novo coronavírus