•  domingo, 24 de novembro de 2024

Novembro azul e o cuidado com a saúde masculina

Começamos o Novembro Azul, uma campanha de conscientização realizada por entidades durante o mês de novembro com objetivo de orientar aos homens para os cuidados com a saúde e o combate e prevenção de doenças, com ênfase no câncer de próstata. No dia 17 de novembro, comemora-se o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata.

Os dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) indicam que um em cada seis homens com idade acima de 45 anos pode apresentar a doença sem ter conhecimento. O câncer de próstata é tipo que mais acomete a terceira idade, e que, quando diagnosticado precocemente, pode ter uma alta chance de cura.

Nutrição preventiva

 

As evidências de estudos na ciência mostram e reforçam a alimentação com um papel importante nos estágios de iniciação, promoção e propagação do câncer, sendo considerado um fator de risco e um fator preventivo. Acredita-se que uma dieta equilibrada e associada a um estilo de vida regular poderia prevenir de três a quatro milhões de novos casos de cânceres por ano.

O aporte adequado de alimentos funcionais e nutracêuticos são os que mais possuem efeitos positivos, uma vez que fornecem nutrientes e fitativos com propriedades anticarcinogênicas.

Dos grupos de alimentos com comprovações nesse sentido, destacam-se:

  1. Alimentos Sulfurados: sulfuranos estão presentes no repolho, brócolis, rabanete, couve-flor, couve.
  2. Carotenoides, especialmente o licopeno: molho de tomate (maior biodisponibilidade), melancia, goiaba, mamão, manga e cenoura.
  3. Polifenois com destaque aos flavonóides: chás em geral, frutas vermelhas e cacau.
  4. Ômega-3: linhaça, oleaginosas, peixes e chia.

 

Estudos mostram que a composição nutricional do suco de romã parece inibir o movimento das células cancerosas e impedir que o câncer de próstata provoque novos focos de tumor. Além disso, pesquisas também mostraram um possível diminuição dos níveis de PSA em pacientes que tomavam frequentemente esse suco, efeito relacionado ao retardo do desenvolvimento do câncer.

G1

Ler Anterior

Setembro registra venda média diária de R$ 29,5 bilhões, 20% maior que no ano passado

Ler Próxima

Governo prorroga prazo para renovação de contratos do Fies