•  sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Ministério da Saúde fecha parceria com TopMed para levar telemedicina para todo o Brasil

Modelo foi adotado por Florianópolis e já foi responsável por evitar que grande parte da população com sintomas tivesse que se deslocar desnecessariamente para um atendimento presencial

Especializada no atendimento à distância na área da saúde desde 2008, a TopMed foi escolhida pelo Ministério da Saúde para operar o atendimento via telemedicina em todo o país e fazer frente às dúvidas dos brasileiros sobre a Covid-19. O serviço, que entrou no ar na quinta-feira (2 de abril), funciona da seguinte forma: o paciente liga para 136 ou entra em contato via chatbot do TeleSUS ou app Coronavírus – SUS – e tem um primeiro atendimento automático, via robô. De acordo com os sintomas e as respostas, o paciente é encaminhado para o atendimento humanizado realizado pela equipe especializada da TopMed.

O Ministério da Saúde também fará o acompanhamento ativo da população com o suporte do atendimento dos profissionais de saúde da Topmed que atuarão em caso de piora dos sintomas. Hoje, com a ajuda da telemedicina, a TopMed consegue evitar 64% de idas aos serviços de saúde presenciais de todos os atendimentos realizados em pessoas sintomáticas, ajudando a desafogar as unidades hospitalares.

 “Somos responsáveis pelo atendimento humano do Programa TeleSUS e nossa expectativa é evitar o deslocamento para  atendimento presencial num percentual ainda maior nos casos da Covid-19. Queremos desafogar as unidades de saúde e deixar os leitos apenas para quem precisar de fato”, explica Dra Renata Zobaran, Diretora de Saúde da TopMed.

O exemplo de Florianópolis

Com sede na grande Florianópolis (SC), a TopMed opera, desde 16 de março, o “Alô Saúde Floripa”, projeto iniciado mesmo antes da pandemia e lançado pela prefeitura para atendimento remoto em saúde à população via telefone, aplicativo para celular e whatsapp. Os serviços ofertados são os mesmos que a empresa oferece a seus clientes em todo o país: informações em saúde, direcionamento para o serviço de saúde mais adequado ao paciente, atendimento pré-clínico e consultas médicas por vídeo chamada. Então, mesmo quem tem sintomas de outras doenças, deve usar nosso serviço. Assim, além de uma boa orientação, o paciente não corre os riscos de contaminação de um ambiente hospitalar.

O Alô Saúde Floripa é oferecido a moradores da capital cadastrados nos centros de saúde e atende 24h por dia pelo 0800 333 3233, de forma gratuita e ilimitada. Atualmente, 60 linhas estão disponíveis para o projeto e o número pode aumentar de acordo com a demanda. Antes de ligar para o programa, é preciso ter em mãos o número do cartão do SUS.

Quem quiser outras informações pode ainda visitar o site: www.alosaudefloripa.com.br

Sobre a TopMed – http://www.topmed.com.br/

Ler Anterior

Instituto TIM auxilia capacitação de professores para ensino a distância

Ler Próxima

Especialista no mercado imobiliário dos Estados Unidos aponta oito dicas que explicam os motivos pelos quais o setor não sofrerá a mesma crise de 2008