Hemonúcleo de Santos atinge estoque crítico e pede a ajuda da população para reabastece
O estoque de sangue do Hemonúcleo de Santos chegou ao estado crítico nas últimas semanas e segue com baixa capacidade. Por isso, a unidade está convocando doadores para aumentar a coleta e, consequentemente, a disponibilidade de bolsas de sangue para a rede de saúde.
A capacidade é de 1.500 doadores por mês, com uma média mensal atual de 500 doadores no mês. Em setembro, a unidade alcançou apenas 45% da capacidade, com 616 bolsas. Em outubro, chegou somente a 33% da capacidade do posto, com 494 bolsas.
“Estamos com estoque crítico para todos os tipos sanguíneos. A queda nas doações prejudica o atendimento de todos os pacientes da região e, por isso, pedimos ajuda e apoio da população”, alerta a médica do Hemonúcleo de Santos, Renata Russo.
O Hemonúcleo de Santos é responsável por fornecer sangue para os serviços de saúde de Bertioga, Mongaguá e São Vicente, e recebe demandas diárias de transfusões do Hospital Guilherme Álvaro, principalmente, pacientes oncológicos e onco/hematologia.
Durante a pandemia, a unidade adotou todos os critérios estabelecidos para segurança dos doadores como reforço na desinfecção dos ambientes, desinfecção das cadeiras a cada troca de doador, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para os colaboradores, álcool em gel e o uso de máscara, que é obrigatório.
Quais são os critérios para doar sangue?
- Ter entre 16 e 69 anos (se for menor de idade, só com autorização dos pais e responsáveis);
- Estar com a saúde em dia;
- Pesar, no mínimo, 50 kg;
- Apresentar um documento original, com foto;
- Não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação.
O Hemonúcleo de Santos – Colsan está localizado na Rua Oswaldo Cruz, 197, Santos. O atendimento acontece de segunda a sábado, das 8h às 12h30 (exceto feriados).