•  sábado, 23 de novembro de 2024

Dia do Reumatologista: Covid, Trombose e Automedicação

Olá, para o Dia do Reumatologista, 30 de agosto, é importante falarmos sobre a Trombose e COVID-19 (aumento dos casos de pacientes com doenças crônicas e qual a ligação); Perigos da Automedicação (segundo a OMS, em 2050, 10 milhões de pessoas podem morrer por conta de enfermidades resistentes a medicamentos). E também sobre as razões pelas quais as mulheres são mais acometidas por doenças reumáticas e quais atenções devem ser voltadas a elas.

 Como fonte para a matéria sugiro os médicos da Clínica de Reumatologia Prof. Dr. Castor Jordão Cobra – referência na área há mais de 75 anosInclusive em pesquisas inovadoras!  Fico à disposição. Muito obrigada, Fernanda Baruffaldi (11) 9.7976-9682

 Fatos sobre a reumatologia: 

 

  • Doenças reumáticas representam a segunda maior causa de faltas no emprego, de solicitações de auxílio doença e aposentadoria por invalidez (IBGE e Ministério da Previdência Social).

  • De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), podem haver mais de 20 milhões de pessoas acometidas pelas doenças reumáticas no Brasil.
  • O reumatismo é uma terminologia que, na verdade, abrange mais de 120 tipos de doenças que podem estar ligadas às articulações, músculos, ligamentos ou ao sistema imunológico.
  • As pessoas mais afetadas por doenças autoimunes são as mulheres. Edith Piaf e Frida Kahlo são alguns exemplos que sofreram com doenças reumáticas. Atualmente, as mulheres representam cerca de 78% dos casos no mundo e 60% no Brasil. Com a pandemia, houve um aumento dos transtornos de ansiedade e depressão, que pioram ainda mais os quadros de dor articular.
  • Trombose e COVID-19: aumento dos casos de pacientes com doenças crônicas e qual a ligação. O acompanhamento de um médico específico da área de reumatologia e a administração de anticoagulantes podem evitar futuras complicações, como exemplo, a amputação de membros e até mesmo o óbito;

 

  • Perigos da Automedicação: dados e o porquê não podemos tomar remédio para dor nas costas, lombalgia e dores musculares, continuamente e sem diagnóstico. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 205010 milhões de pessoas podem morrer por conta de enfermidades resistentes a medicamentos;

 

  • Mulheres: porque são mais atingidas pelas doenças reumáticas e quais atenções devem ser voltadas a elas. Gravidez e doenças reumatológicas. Existem mais de 120 doenças reumatológicas, as mais comuns que acometem esse público feminino são: Osteoporose; Lúpus Eritematoso Sistêmico; Artrite Reumatoide; Fibromialgia; Esclerose Sistêmica; Polomiosite; entre outras. Mulheres têm uma chance 10 vezes maior de desenvolver lúpus quando comparado aos homens.
Ler Anterior

Casos de racismo ganham repercussão no país

Ler Próxima

Anvisa aprova nova indicação de enzalutamida para o tratamento de câncer de próstata sensível à castração metastático