Conheça os cuidados que devem ser tomados com o tênis para prática esportiva
O fisioterapeuta Fabio Akiyama explica como calçado pode ser fundamental para evitar lesões
Praticar atividades físicas é, nos dias de hoje, algo extremamente importante para manter corpo e mentes saudáveis. Para isso, muitas pessoas optam pelas caminhadas e corridas por serem exercícios que requerem menos equipamentos e mais constância. Ainda assim, é essencial se preparar com muito cuidado para fazer qualquer uma das duas.
Um dos pontos principais para as corridas é a escolha e a conservação do tênis. Pensando nisso, o fisioterapeuta Fabio Akiyama oferece algumas dicas para melhorar o desempenho na atividade. “O tênis serve justamente para ajudar a absorver e dissipar a energia que os pés recebem durante a corrida e como qualquer outra coisa, ele possui uma vida útil. Quando ocorre o desgaste, pode haver uma diminuição do impulsionamento do corpo e se tornar um dos fatores geradores de lesão”, alerta o especialista.
Além de aumentar a chance de um machucado, uma peça desgastada faz com que o exercício não seja efetivo, prejudicando a performance. Ao adquirir um sapato, o ideal é fazer uma boa pesquisa para analisar a qualidade e observar criteriosamente como se comporta no pé.
Fábio enfatiza que um fator determinante de troca é se o calçado perdeu a eficiência da entressola com o tempo, pois isso é algo que sobrecarrega os pés e os joelhos, lesionando essas áreas.
Qualquer dor também pode sinalizar que está na hora de fazer uma troca, não apenas pelo desgaste, mas porque o tênis pode apresentar características que não se adequam a anatomia do usuário. “Procurar um profissional que conheça a mecânica do esporte e realizar avaliações periódicas, facilita a descoberta do motivo da dor e também a remediar o quanto antes, seja o problema causado pelo calçado ou pelo próprio atleta”, indica o fisioterapeuta.
Akiyama também afirma que é muito importante analisar a situação do calçado para praticar qualquer outro tipo de esporte, como no skate em que os sapatos devem ter uma sola bastante resistente e cabedal sem furos ou no handebol, em que o solado do sapato deve ter bastante aderência. “Cada esporte tem uma necessidade diferente”, finaliza.