•  segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Chegou o verão e os gelados dão arrepio nos dentes?

Causas da sensibilidade dentária podem ser tratadas

É na época mais quente do ano que o “frio nos dentes” aparece para muitas pessoas, principalmente quando acontece a ingestão de alimentos e bebidas geladas.

O desgaste dental e a hipersensibilidade dentinária atinge pacientes de todas as idades, inclusive a atriz Kéfera Buchmann, que colocou lentes de contato nos dentes inferiores para protegê-los e melhorar a sensibilidade que tinha.

“No caso da Kéfera, a sensibilidade dentária ocorreu porque o esmalte protetor do dente provavelmente se tornou mais fino, porém pode acontecer quando a gengiva retrai expondo a superfície subjacente, chamada de dentina, reduzindo a proteção que o esmalte e a gengiva fornece ao dente e a raiz, ingestão frequente de alimentos ácidos, doenças gastroesofágicas, hábitos equivocados de higiene oral, características da saliva, desajuste oclusal, hábitos parafuncionais, entre outros”, explica o especialista cirurgião dentista Willian Ortega.

Segundo o especialista há diversas formas de prevenir a sensibilidade dentária com simples hábitos de higiene bucal e dieta alimentar. “Escovação dentária diária com escova de cerdas macias, utilização do fio dental e enxaguantes bucais, dieta de baixos ácidos e visita periódica ao dentista são fundamentais para a prevenção”, alerta Ortega.

Mas se mesmo assim o “frio” bater nos dentes, o tratamento pode ser feito com laserterapia, restaurações com resina, lentes de contato e nos casos de retração da gengiva, cirurgia para colocá-la de volta no lugar. “Após qualquer procedimento vale lembrar que o paciente deve usar escovas que facilitam uma higienização bucal mais delicada, usar fio dental diariamente além de enxaguante bucal com flúor, pois a substância reforça os prismas que integram o esmalte impermeabilizando os dentes”, explica o especialista.

 

Ler Anterior

Você determina como o seu dia acontece

Ler Próxima

Tenente Coimbra apoia monitoramento financeiro de deputados e vereadores