•  sábado, 23 de novembro de 2024

Campanha na Estação Tatuapé do Metrô antecipa Dia do Doador de Sangue

Nesta segunda-feira (16), os passageiros que passam pela Estação Tatuapé, podem doar sangue com segurança. A ação acontece no mezanino da estação, na área paga do Metrô, e é uma parceria da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) com a Fundação Pró-Sangue.

No mês em que se celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue (25/11), lembramos que a contribuição voluntária precisa acontecer em qualquer época do ano.

Importante ressaltar que o atendimento está limitado a 80 candidatos à doação. Quando essa marca for ultrapassada, os voluntários serão orientados a procurar um dos seis postos fixos da Pró-Sangue.

A campanha tem o propósito de lembrar da importância de doar a qualquer dia e chama atenção para o estado crítico dos bancos de sangue da Fundação que operam com apenas 30% das bolsas necessárias para dar atendimento a mais de 100 instituições da rede pública no Estado de São Paulo. As doações de sangue registraram forte queda neste ano em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Doação

Para doar sangue, os passageiros podem fazer o cadastro no local entre 8h30 e 11h30, e é preciso ter documento original com foto. Como o atendimento está limitado a 80 candidatos, há chances de o horário de cadastro ser encerrado antes. Neste caso, aqueles que desejarem doar podem se dirigir à unidade da Pró-Sangue mais próxima.

Quem pode doar

É preciso ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 kg. Recomenda-se evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes.

Se o candidato estiver com gripe, resfriado, tosse ou febre não deve doar. O coronavírus foi incluído nos critérios de triagem e pode trazer alguns impedimentos para as pessoas que viajaram para o exterior ou tiveram algum contato com a doença. Outros pré-requisitos podem ser consultados no site da Fundação Pró-Sangue.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos – A STM cuida (em tempos normais) do transporte de cerca de 10 milhões de passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, concedidas à iniciativa privada.  A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM, assim como o Parque Capivari, também em Campos do Jordão e concedido à iniciativa privada.

Fundação Pró-Sangue  A Fundação Pró-Sangue é uma instituição pública ligada à Secretaria de Estado da Saúde. Mensalmente, coleta e processa cerca de 10.000 bolsas de sangue destinadas para o atendimento de mais de 100 instituições públicas de saúde da rede estadual. Possui seis postos fixos de coleta para doação de sangue na Região Metropolitana de São Paulo: no Hospital das Clínicas, no Complexo Hospitalar do Mandaqui, no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, no Hospital Regional de Osasco, no Hospital Municipal de Barueri e no Hospital Stella Maris.

serviço

Doação de sangue

Local: Mezanino da Estação Tatuapé na área paga do Metrô

Integração da linha 3-Vermelha, do Metrô, com as linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM

Data:16/11

Horário de cadastro: 8h30 às 11h30; com chances de ser encerrado antes desse horário, que ocorre quando se atinge o número de 80 candidatos cadastrados

 

Ler Anterior

Novembro Azul: Instituto do Câncer reforça importância da atenção à saúde do homem

Ler Próxima

Governo do Estado entrega Creche Escola em Lins