Alimentação: qual o melhor caminho para ser saudável?
Essa semana comemora-se o Dia Mundial da Alimentação no dia 16 de outubro. Comer com atenção é um ato que está sendo perdido cada vez mais, em meio à nossa rotina tão conturbada e estressante. Não temos tempo mais para nos alimentarmos da forma correta e esse cenário faz com que realizemos escolhas menos nutritivas, uma vez que a praticidade é o quesito mais buscado na hora de cessar a fome.
O Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde considera que a alimentação adequada se dá por conta do consumo de alimentos e não de nutrientes. Ela deve estar baseada em práticas alimentares que levam em consideração o equilíbrio bio-psicossocial, ou seja, o ser humano integrado em suas esferas que não são apenas relacionadas à nutrição física.
Os alimentos possuem sabor, cor, forma, aroma e textura. Por isso, todos esses componentes devem ser considerados na abordagem nutricional. Os nutrientes são agregados às significações culturais, comportamentais e afetivas, condição que postula o alimento como fonte de prazer e identidade cultural.
Vivemos em uma Era onde o excesso de peso atinge grande parte da população. De acordo com Ministério da Saúde, houve um aumento de mais de 60% de pessoas com obesidade no período de 2006 até 2018. Esse dado é alarmante e nos faz aumentar a consciência de que existe um problema em relação à qualidade da nossa alimentação.
O que precisamos mudar?
Precisamos resgatar a nossa relação com a comida! A relação de escolher alimentos saudáveis e ter o prazer em consumi-los. Resgatar a atenção para mastigar e digerir o alimento, nos reunir com amigos e família para uma refeição em harmonia. As aflições, o estresse e as energias ruins acabam nos levando a consumir além do necessário e a buscar a solução em alimentos pouco nutritivos. Por isso, começar a mudar os pensamentos é o ponto inicial para mudar o estilo de vida! Cuide de você, como prioridade e protagonista da sua saúde!
G1