A ROTINA COM OS FILHOS MUDOU NA PANDEMIA?
Podemos pensar que a Pandemia nos têm mostrado a ausência de controle que temos diante da vida. Uma situação de emergência que acaba pegando todos de surpresa. Tenho percebido pelos atendimentos que realizo que as crianças apresentam uma maior flexibilidade em lidar com situações que envolvem desafios, tendo, porém, enquanto principal sentimento negativo, no período de quarentena, o tédio.
Destaco que os pais devem tratar o assunto do novo corona vírus com as crianças de forma verdadeira. Mostrar que também estão aprendendo a lidar com essa situação que nunca haviam passado. Abordar como é importante sermos responsáveis tanto na questão do cuidado de si quanto no cuidado para os outros, em esforço coletivo para que sejamos afetados de forma menos intensa.
É importante pensar que a rotina mudou, sendo necessário torná-la mais flexível, porém previsível na medida do possível (por exemplo: manter horário de refeições e de atividades educativas), para que a criança saiba ou tenha como prever como será o seu dia.
E além da rotina educativa, pois a maioria das escolas está passando atividades, é importante incluir momentos de brincadeiras, como: filmes, ajudar a fazer o almoço, ver fotos antigas, pensar em lugares que gostaria de viajar ou passear. Trazer de volta as brincadeiras de infância, como pular corda, amarelinha, stop, mímicas, o mestre mandou. Tenho certeza que irá render boas risadas com os pequenos.
É muito comum a família diante dessa nova situação estar em um alto nível de ansiedade, irritabilidade, nervoso e tensão. Mas apesar do imprevisto, fazer o possível para que o convívio seja de um jeito mais leve e flexível. Pensar que é um aprendizado diário e que podemos aceitar que não precisamos estar fazendo alguma coisa o tempo todo. Todos estão aprendendo novas maneiras de viver.
Em relação às crianças, os pais devem mostrar que também têm dificuldades e aproveitar o momento para conversar sobre os sentimentos que surgem diante desse desafio.
Psicóloga Daniela Batacline
@psidanielabatacline
CRP: 06/109294