A rede social impacta na sua autoestima?
Hoje com a disponibilidade dos meios eletrônicos e também do fácil acesso à internet temos pessoas conectadas na maior parte do tempo. Seja para se comunicar, simplesmente passar o tempo ou até mesmo para realizar compras, a rede social passou a ocupar um lugar muito importante no dia a dia de todos.
Em virtude das ferramentas e aplicativos temos uma vitrine de exposição com os melhores cliques. É como se fosse a propaganda da margarina Doriana, quem não se recorda? Agora são as fotografias perfeitas de felicidade e status social.
Se você já se sentiu mal por estar olhando a rede social, provavelmente sentiu a pressão social exercida que vem aumentando constantemente durante esses anos. A publicidade passou a vender corpos musculosos de jovens perfeitos, voltados tanto para homens quanto para mulheres. E exatamente por essa cultura que acaba gerando as comparações com modelos sociais perfeitos, resultando em uma crescente insatisfação com a própria aparência.
Alguns estudos demonstraram que o fato de aumentar a consciência de si mesmo, como ser filmado e ver a própria imagem, aumenta a tendência a se comparar com padrões. E o resultado dessas comparações irá impactar diretamente em sua autoestima. Caso ela esteja frágil, será muito crítico consigo mesmo.
Para aumentar a insatisfação consigo mesmo basta estar no piloto automático, ou seja, deixar-se levar ao máximo pelas imagens vendidas pela sociedade ou seus veículos de comunicação, sem refletir sobre esse consumo desenfreado apenas por estética e seus respectivos males.
Psicóloga Clínica
Daniela Batacline
CRP: 06/109294
Para conhecer mais sobre o meu trabalho acesse:
@psidanielabatacline