Unidades Sentinelas agilizam atendimento de pessoas com síndrome gripal em Jundiaí
Com uma semana desde o início de funcionamento das Unidades Sentinelas (USs) na rede de Saúde da Prefeitura de Jundiaí, foram registrados mais de 100 atendimentos a pessoas com síndrome gripal entre os quatro endereços disponíveis para quem apresenta febre, tosse ou coriza. O modelo de atendimento garante rapidez e agilidade para o acolhimento dos casos de gripe e que possam ser suspeitos do Novo Coronavírus.
De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, as USs foram estrategicamente determinadas para o atendimento da cidade. “Nesta primeira etapa, contamos com quatro unidades espalhadas, uma em cada vetor, ou seja, Clínica da Família Novo Horizonte, US Anhangabaú, US Rami e US Rui Barbosa. Tudo foi formatado para evitar o deslocamento, agilizar o atendimento daqueles”, explica.
Segundo os dados estatísticos levantados pela UGPS, foram realizados entre os dias 07 a 14 de abril, 104 atendimentos para pessoas entre 0 a mais de 60 anos. Nas próximas semanas, outras novas Unidades Sentinelas serão abertas para o atendimento, como os novos prédios das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Jardim do Lago, Jundiaí-Mirim e Morada das Vinhas.
A US é exclusiva para o atendimento de pessoas com sintomas gripais, ou seja, coriza, febre ou tosse, que será triada em ambiente coberto externo à unidade, mantendo a distância de segurança entre as pessoas. Os casos que exijam atendimento médico serão encaminhados para o interior do prédio para a consulta, Já os casos identificados mais graves, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) fará a transferência imediata ao Hospital São Vicente de Paulo (HSV), que é referência para o atendimento para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).