•  sábado, 23 de novembro de 2024

UBS Central vai para prédio próprio na rua Barão de Jundiaí

Em reunião com antigos e novos conselheiros da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, foi assinada, nesta segunda-feira (10), a formalização da cessão do imóvel localizado na rua Barão de Jundiaí, número 1234, para a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). Com isso, a UBS Central, instalada na avenida Henrique Andres desde 2013, passará para um prédio próprio, atendendo a uma demanda antiga dos usuários do local.

O imóvel, segundo consta na matrícula teve desapropriação em janeiro de 1973 para a instalação de órgão do Judiciário Trabalhista local. Após a desativação do serviço no endereço, o Poder Judiciário Estadual adiantou-se em protocolar pedido de cessão, visando a instalação de serviços relativos ao atendimento da população. Em 2018, o Conselho da UBS Central também formulou pedido.

De acordo com a Prefeitura, em julho de 2019, a comissão composta por representantes do Conselho de Saúde e de membros da associação de moradores da região central apresentou a solicitação para a mudança do serviço de saúde. O pedido foi acolhido, entendendo a importância de ofertar um novo espaço e mais adequado, em prédio próprio, tanto para a comunidade como para os profissionais que atuam no serviço. A partir daí, teve início a tramitação administrativa para trazer o prédio de volta para o município.

A notícia foi recebida com emoção pelos atuais e ex-conselheiros da UBS e pela equipe de trabalho. “Estou muito feliz e emocionado. Começamos a batalhar por melhorias há 12 anos. Fizemos abaixo-assinado, conversamos, lutamos. Agora, teremos um local ideal, com fácil acesso e próximo de outros serviços como o Hospital Regional e o AME”, comemorou o ex-conselheiro Jaime Sant’Anna Pinto.

“A Prefeitura fez o que foi possível no atual prédio locado, mas era necessário um novo local. Só temos a agradecer”, acrescentou o atual conselheiro, Luziano Francisco de Souza.

Próximos passos
Inicialmente, a UGPS fará o projeto para a adequação do imóvel e na sequência abrirá o processo de licitação para a contratação de empresa para a realização das obras. Recurso na ordem de R$ 1,2 milhão é projetado para a obra, sendo indicado em Orçamento ainda não encerrado.

“O espaço terá o conceito de Nova UBS. Além do que já é ofertado, terá a ampliação da estrutura física, com mais consultórios e salas para procedimento, e contará também com os programas ‘Posso Ajudar’ e ‘Guardião da Saúde’, para a humanização e qualificação do atendimento prestado”, adianta o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

Atualmente, em torno de 10 mil usuários são atendidos na UBS Central.

Ler Anterior

No Dia dos Pais, São Vicente usa tablets para viabilizar contato de pacientes internados em isolamento e suas famílias em Jundiaí

Ler Próxima

Passageiros do Terminal Colônia recebem orientações para evitar a COVID-19 em Jundiaí