•  domingo, 24 de novembro de 2024

Temporal causa transtornos em dois bairros de Jundiaí e deixa cidade em estado de atenção

Um temporal causou transtornos para os moradores de dois barros de Jundiaí (SP) na terça-feira (4): o Caxambu e o Bairro da Roseira, onde a água invadiu algumas casas. Nos quatro primeiros dias de fevereiro, foram registrados quase 200 milímetros de chuva na cidade, que está em estado de atenção.

Um casal de idosos teve o imóvel invadido pela água no Roseira pela segunda vez. Os dois levantaram os móveis, mas, mesmo assim, muita coisa ficou destruída. Os idosos precisaram ser resgatados do local pelo Corpo de Bombeiros por conta do alto nível da água.

No bairro Caxambu, várias ruas ficaram alagadas. A Avenida Alexandre Milani foi uma das mais atingidas. O Rio Jundiaí-Mirim não suportou o volume de água e extravasou.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, João Osório Gimenes, os dois bairros registraram o maior volume de chuva do estado de São Paulo nas últimas 24 horas. Em apenas três horas foram 89 milímetros, índice esperado para 10 dias.

Gimenes ressalta que o órgão não contabilizava uma situação parecida no Caxambu e no Bairro da Roseira havia 20 anos. Segundo ele, fevereiro já é considerado o mês mais úmido dos últimos oito anos na cidade.

A previsão, de acordo com o coordenador, é que as chuvas continuem na região até sexta-feira (7), mas com um volume de água menor. No sábado (8) e no domingo (9) pode fazer sol em Jundiaí.

Ainda segundo Gimenes, a Defesa Civil tem feito trabalhos de desassoreamento preventivo no rio constantemente para evitar transbordamentos. Além disso, todas as equipes do órgão estão nas ruas para orientar os moradores em caso de novas chuvas.

Ler Anterior

Dupla é presa por furtar roda de estepe e ferramentas em Jundiaí

Ler Próxima

Obra de emissário de esgoto do lado esquerdo do Rio Jundiaí será lançada nesta quinta-feira (6) em Itupeva