Tarde de tradição popular gaúcha no Sesc em Jundiaí
Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Porteira do Rio Grande (RS) vem à Jundiaí
O Sesc São Paulo apresenta o projeto Percursos da Tradição – Encontros, trocas e aprendizados com a cultura popular tradicional, que permite maior aproximação com estas manifestações, bem como a difusão da memória cultural de grupos tradicionais que compõem a identidade nacional. Nesta quinta, 12, às 14h, o Sesc Jundiaí recebe em sua área de convivência, representantes do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Porteira do Rio Grande (RS) para uma vivência.
Sobre o projeto
O projeto parte da possibilidade do fazer, indo na perspectiva dos anseios e desejos dos grupos tradicionais. Consiste em apresentações de diferentes grupos, de várias regiões do país e inseridos em contextos sociais diversos, com intuito de ampliar a circulação e apreciação de outras narrativas, a convivência e o protagonismo das comunidades de cultura popular.
Sobre o CTG
O Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Porteira do Rio Grande tem sede no munícipio de Vacaria (RS) e nasceu durante o Congresso Tradicionalista de Santa Maria, onde Getúlio Marcantônio fundou o Centro, em 1955. Atualmente é composto por laçadores – parte campeira e parte artística, e possui 5 grupos de danças: pré-mirim, mirim, juvenil, adulta e veterana. Essa tradição é transmitida de geração para geração.
Até os dias de hoje, os palcos em que bailam os integrantes desse CTG são tidos como espaços de importância inquestionável, pois neles conhecimentos e práticas são circulados e atualizados entre as gerações, além de serem difundidos para o público. Ao frequentar o CTG, aprende-se que cada movimento, vestimenta, adorno e conduta é considerado elemento fundamental e constitutivo para a formação da pessoa gaúcha.
Serviço
Percursos da Tradição:
Demonstração CTG Porteira do Rio Grande (RS)
Dia 12. Quinta, 14h
Área de Convivência
Grátis
Endereço
Av. Antônio Frederico Ozanan, 6600, Jardim Botânico – Jundiaí (SP)
Telefone: (11) 4583-4900
www.sescsp.org.br/jundiai