•  terça-feira, 26 de novembro de 2024

Site aproxima até consumidores de SP dos produtores rurais de Jundiaí

Diretamente afetados pela pandemia do coronavírus, os produtores rurais de Jundiaí estão retomando as vendas – e até conquistando novos clientes – graças ao site criado pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT). O link, que coloca em  contato direto agricultores e consumidores, está prestes a completar três meses no ar, no próximo dia 8.

Após “descobrir” o link, até clientes de outras cidades têm vindo comprar de agricultores locais, como é o caso de Eliana Savieto, que em sua propriedade no Jundiaí-Mirim produz banana, abacate, caqui e mandioca: “Esse link trouxe gente de São Paulo até nós, que viu o site e passou a vir buscar as frutas aqui”, diz.

Até o início da pandemia, o casal Eliana e Sérgio montava sua barraca de frutas em todas as feiras livres, de terça a domingo. Para se expor menos ao contágio e também com a queda de vendas, passaram a participar só das feiras aos sábados e domingos; às sextas, montam uma barraca igual à da feira, na propriedade no Jundiaí-Mirim, e passaram também a fazer entregas.

“Além dos fregueses que já nos conheciam, houve gente de Jundiaí também que soube, pelo site, que estávamos montando a banca aqui e fazendo entregas, e passou a comprar”.

Alternativas

A pandemia trouxe consequências à agricultura, com dificuldades para venda nos CEASAs (centros de abastecimento) e distanciamento do consumidor. A iniciativa de criar o site teve como objetivo fazer a ponte entre os produtores e compradores, com tudo para a feira diária e para quem cozinha para fora, por exemplo, explica Eduardo Alvarez, gestor da UGAAT. Hoje a página tem cerca de 60 produtores listados, inclusive já informando quais deles desejam vender para os mercados locais.

Alvarez destaca que a diminuição da presença nas feiras, inclusive de feirantes que são do grupo de risco, tem sido suprida por essa venda via site. “Temos recebido um retorno significativo, mostrando que o agricultor reconhece o site como mais um importante canal de venda de sua produção”, afirma. “Isso nos dá a garantia de que estamos no caminho certo, de que é a ação veio compor o ‘novo normal’ para o Agronegócio na cidade”.

 

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