•  terça-feira, 03 de dezembro de 2024

A área da Saúde, junto à da Educação, receberá 26,24% do Orçamento previsto para o próximo ano

Orçamento Municipal é aprovado na Câmara e prevê mais de sua metade para Educação e Saúde

 

A Câmara Municipal de Jundiaí aprovou, na última sessão da Câmara, na última terça feira  (7), o projeto de lei que estabelece a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2022. Com estimados R$ 3,01 bilhões, o Orçamento Público prevê mais de 50% para Educação (28,93%) e Saúde (26,24%). Jundiaí investe nessas duas áreas mais que o mínimo estabelecido na Constituição (25% em Educação e 15% em Saúde). O Orçamento da cidade será distribuído em 21 programas municipais.

“Planejamento é a base de nosso projeto para o futuro, que busca o crescimento com foco nas áreas prioritárias, mas sempre com o pé no chão para chegarmos ao equilíbrio orçamentário”, declara o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi. “Não é um planejamento simples, pois temos de levar em conta diferentes variáveis para nosso estudo, o que inclui o cenário econômico do país, em um momento em que dados mostram instabilidade econômica, com a inflação na casa de dois dígitos e desemprego ainda alto. Mas, no que pese tudo isso, sabemos do potencial de Jundiaí para continuar crescendo e sendo um pólo de atração de empresas, empregos e investimentos.”

Parimoschi lembra também de outros desafios para o ano que vem, como o aumento de recursos a serem destinados a áreas impactadas pela pandemia do novo coronavírus, como Saúde e Assistência Social.

A aprovação do Orçamento fecha uma sequência importante de projetos aprovados para a continuidade do desenvolvimento municipal, após o da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e o do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025.

Investimentos importantes estão previstos para 2022. Na Saúde, será dado início à implantação do Sistema Integrado de Gestão em Saúde, que contempla prontuário eletrônico e qualifica ainda mais o cuidado, uma vez que todos os equipamentos da saúde pública municipal estarão interligados.

Também está prevista a entrega do Pronto Atendimento e Nova UBS da Vila Hortolândia e a continuidade das obras da Clínica da Família e Pronto Atendimento da Ponte São João e do Ambulatório de Especialidades Médicas da Vila Progresso.

Na área da Educação, estão previstas as reformas de mais escolas no conceito Escola Inovadora e a aquisição de mais vagas em creches para atender famílias da cidade, além de outros investimentos em espaços públicos – como praças e centros esportivos – para o trabalho de educação com desemparedamento

Ler Anterior

CoronaVac poderia ser adaptada à variante ômicron em três meses, diz cientista

Ler Próxima

Operação Céu Aberto retira fiação irregular e clandestina na região central