•  sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Oficinas e palestras incentivam a preservação durante o Mês do Patrimônio

Oficinas e palestras incentivam a preservação durante o Mês do Patrimônio em Jundiaí

Além dos eventos da agenda cultural com atrações temáticas gratuitas, o Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2019 traz em sua programação oficinas e palestras gratuitas abertas para o público geral, com participação por ordem de inscrição online gratuita. A abertura da programação deste ano começa nesta quinta-feira (01), com um show especial no Teatro Polytheama com atrações culturais e com a cantora Luciana Mello, e segue ao longo do mês de agosto.

Neste sábado (03), às 14h, no Centro de Memória de Jundiaí, no Complexo Fepasa, será realizada a Oficina de Higienização de Acervos Bibliográficos ministrada pelas especialistas Kathlin Morais e Maria Luiza Emi Nagai, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A oficina destina-se ao treinamento introdutório às técnicas básicas de preservação e conservação de material bibliográficos, como manuseio correto e limpeza. Cada participante deve levar um livro velho para praticar.

Já na segunda-feira (05), o Centro de Memória recebe, às 19h, a Oficina de Leitura de Manuscritos, também ministrada por Kathlin Morais. Os participantes entrarão em contato com as primeiras técnicas para leitura de manuscritos do século 17 e deverão levar caneta, borracha e lápis.

No sábado (10), às 10h, na Sala B1 do Complexo Fepasa, será oferecida a oficina Documento de Família, ministrada pela profissional arquivista Maria Fernandes Mendes e Freitas. Durante a oficina, realizada pela Fundação Energia e Saneamento, serão dadas orientações da área arquivista e conservação sobre como preservar, da forma mais adequada, fotos e documentos antigos de família.

De palestra está programada, no sábado (17), às 10h, no Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, Centro de Memória, um espaço de todos, ministrada por Elisabete Ribas. A palestra é um convite à reflexão coletiva sobre as potencialidades dos Centros de Memória como espaços para a guarda de bens materiais e imateriais, acesso a especialistas, curiosos, professores e famílias.

Já na segunda-feira (26), às 19h, será realizada no Centro Jundiaiense de Cultura (Jorosil) a palestra As mulheres nas Cartas de Datas de Jundiaí de 1657, ministrada por Kathlin Morais, com o intuito de desmistificar o papel da mulher no século 17, demonstrando a existência de manuscritos com pedidos feitos por mulheres e o seu lugar na sociedade na administração e cuidados com os bens da família.

Em parceria com a Fatec, será também realizada a 7ª edição do Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial. A programação será realizada no Complexo Fepasa em parceria com a Fatec entre a quinta (22) e o sábado (24).

A programação completa e os links para inscrição podem ser consultados no site do Mês do Patrimônio Histórico.

Ler Anterior

Quantos ovos posso comer por semana sem colocar minha saúde em risco?

Ler Próxima

Semana Mundial do Aleitamento Materno 2019 tem empoderamento como tema em Cabreúva