•  quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Novo Balcão do Empreendedor usa robô e fica totalmente on-line em Jundiaí

Novas funcionalidades e mais opções para que o empreendedor possa dar andamento rápido ao seu negócio on-line, sem sair de casa: essas são algumas das novidades do novo Balcão do Empreendedor (BE), que entrou no ar nesta quinta (7). O objetivo é dar apoio a quem empreende ou quer empreender, tudo à distância, com facilidades que incluem desde o recebimento por e-mail de informações com o andamento do processo e também dos tributos relacionados à cada atividade, certidões e outros serviços.

Segundo as gestoras do Balcão do Empreendedor Ana Paula Marcelo Doutel e Priscila Felício Silva, da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), a nova ferramenta desenvolvida pela CIJUN – Cia de Informática de Jundiaí -, integra diversos programas e utiliza robôs para identificar dinamicamente os interesses do empreendedor, indicando informações e documentos condizentes com sua atividade. “Nosso objetivo é mostrar o ‘caminho das pedras’ para o empreendedor, da maneira mais simplificada possível e sem necessidade de deslocamento”, explica Ana Paula. “Afinal, esta é uma tendência em todos os setores: hoje em dia, resolvemos tudo à distância, usando inteligência artificial e acesso remoto”.

“Tornar o ambiente de negócios da cidade mais competitivo e eliminar a burocracia para facilitar a atração de empresas e empregos para a cidade são compromissos basilares do plano estratégico de governo. Estamos trabalhando neste projeto junto com a CIJUN desde o ano passado e, agora, mais do que antes, ele se transformou numa ferramenta de extrema necessidade para os empreendedores. O próximo passo é a integração com o governo do Estado e com a Receita Federal do Brasil, para acelerar a abertura de empresas na cidade, assim como os licenciamentos ambientais e de segurança. Isso significa mais emprego e renda para a população”, destaca o gestor da UGGF, José Antônio Parimoschi.

Entre as facilidades oferecidas estão links com a documentação necessária para a abertura de um novo empreendimento, para que o cidadão possa providenciar tudo corretamente antes de alugar um imóvel. Inserindo o número do IPTU, por exemplo, são trazidas informações sobre a possibilidade de usos, de forma detalhada, de cada região do município.

O empreendedor também poderá consultar as atividades, classificados por CNAE’s fiscais da Receita Federal. Houve também a preocupação em dispor a documentação específica tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica, assim como links dos demais órgãos estaduais e federais. Nesse novo formato também estão disponíveis todas as informações sobre a documentação necessária para obtenção do Alvará de Funcionamento.

A diretora do Departamento de Receita Tributária da UGGF, Roseli Paiva, destaca a parceria com a CIJUN e que, a partir de agora, os processos são analisados simultaneamente por todas as unidades de gestão envolvidas nas autorizações para liberação do alvará, agilizando o trâmite para que novas atividades econômicas, independentemente do seu porte, possam entrar em operação o mais rápido possível. “O negócio começa a nascer quando o empreendedor consegue obter a certidão de uso do solo, a respeito de seu negócio, online. Daí por diante, é juntar a documentação para obtenção do alvará, com a ajuda dos robôs. A exceção fica para as atividades inseridas em zonas cuja legislação exige análise técnica da Unidade Planejamento e Meio Ambiente, que estão programadas para liberação em até dois dias, ou quando estiver inserido em área de manancial. Neste caso, a liberação é um pouco mais demorada por conta dos estudos de impacto ambiental e pode levar até 10 dias, conforme fixado no Plano Diretor”.

Ler Anterior

Vacinação contra gripe será retomada nesta segunda (11) em Jundiaí

Ler Próxima

Fundo Social recebe doação de álcool aerosol em Jundiaí