•  sexta-feira, 22 de novembro de 2024
“Noites Frias” fez mais de 200 abordagens nas ruas durante feriado

“Noites Frias” fez mais de 200 abordagens nas ruas durante feriado em Jundiaí

Em um feriado em que as temperaturas chegaram a 3 graus durante a madrugada, as equipes da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) da Prefeitura de Jundiaí intensificaram o trabalho da Operação “Noites Frias” nas ruas e o serviço de acolhimento, inclusive com a abertura de vagas extras no Centro Esportivo Jardim Angela, na Vila Aparecida, para atender à população em situação de rua. De sexta, dia 5, até o feriado, dia 9, foram realizadas mais de 200 abordagens nas ruas, pelas equipes da UGADS, e foram realizados 107 acolhimentos em abrigos. Quem se recusou a ir, recebeu cobertores, meias e luvas.

Para a gestora da UGADS, Nadia Taffarello, situações atípicas – como a queda acentuada de temperatura, anunciada pelos serviços de meteorologia – exigem um olhar cuidadoso do gestor. “Solicitamos à Unidade de Gestão de Esportes e Lazer (UGEL) a utilização do centro esportivo, nos antecipando à necessidade de vagas extras, que ao final se revelaram imprescindíveis”, afirma. O centro esportivo entrou em operação na sexta, dia 5.

Estrutura
O atendimento da UGADS é concentrado no Centro Pop, que fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504; de lá, o atendido pode ser encaminhado para os demais serviços da rede socioassistencial: são cinco, no total, com os quais a Prefeitura tem parceria. Quem aceita a oferta para passar a noite nos abrigos recebe toda a assistência necessária, incluindo kit de higiene contendo roupa íntima, sabonete, creme dental e escova, além de agasalhos, cobertor, café, pão, bolo e refeição.

Além dos 107 acolhimentos só no feriado, já na quarta-feira, dia 4 de julho – quando o frio começou a apertar – 43 pessoas haviam sido encaminhadas pelas equipes do Centro Pop e pelo parceiro da Prefeitura, o SOS, para vagas extras nos abrigos, de acordo com a diretora de Proteção Social Especial da UGADS, Ariane Goim Rios. “Abrimos as vagas no centro esportivo na sexta porque, na quinta, quase todas as vagas extras – que são 45 – estavam preenchidas; foi uma precaução necessária”, explica.

Nádia reforça que esse atendimento é uma obrigação do poder público. “Esse é um trabalho técnico da UGADS, realizado em parceria com outros órgãos do município, como a Guarda Municipal, e que foi capaz de amparar essa população vulnerável”, afirmou. A utilização do abrigo provisório do Jardim Ângela será rediscutida esta semana e mantida enquanto for necessário.

Quem identificar pessoas em situação de rua pode acionar a UGADS pelo telefone (11) 9-8175-5018; o mesmo número pode ser utilizado por quem quiser doar roupas, alimentos ou kits de higiene. Para casos de intoxicação ou ocorrências mais graves, o SAMU deverá ser acionado pelo número 192.

Ler Anterior

Cine Autorama em Itupeva é nesta quarta (10) e ainda restam vagas. Faça sua reserva!

Ler Próxima

Inverno requer cuidados contra a dengue