O gerente da Transurb, Fábio Miguel, foi o responsável por apresentar o aplicativo aos representantes dos bairros de Jundiaí, pois acredita que os líderes comunitários possam ser multiplicadores da tecnologia e difundir o serviço entre a população.
“Líderes de bairros são multiplicadores de boas ideias e podem levar o conhecimento do serviço do aplicativo e difundir entre comunidade”, explica o gerente da Transurb.
Sobre o App
O App “Ja” disponibiliza o CittaMobi, que utiliza dados dos aparelhos de GPS instalados nos ônibus para calcular em quanto tempo o veículo passará por um ponto indicado pelo usuário.
A vantagem deste aplicativo é que ele integra várias funcionalidades em um único aplicativo.
O gerente da Tranbsurb destaca três utilidades:
- Verificar os itinerários e horários de todas as linhas da cidade em tempo real e o mais importante, a quantos minutos o ônibus que está mais próximo do usuário passará pelo ponto escolhido.
- Planejamento da viagem: o usuário pode escolher dois pontos da cidade e o sistema indica as linhas e horários para que a viagem seja mais rápida.
- Compra de créditos para o Bilhete Único do tipo Comum ou até comprar uma única passagem para pagar a viagem com o uso de um QR Code.
A ideia é que o aplicativo vire uma ferramenta de uso diário dos usuários do sistema de transporte público de Jundiaí. O gerente da Transurb informa que estão sendo implantadas melhorias ao App e em breve ele terá canais para o usuário colaborar com a melhoria do sistema.
“Iremos criar um canal para o usuário realizar reclamações e também poder avisar acidentes de trânsito e assim colaborar com os horários de chegada de cada linha”, informa Fábio.
Para usar os serviços, basta baixar o aplicativo no seu smartphone disponível nas plataformas Android ou iOS. Buscar na sua loja por Ja Jundiai (sem acento).
Lideranças
Assim como a tecnologia poderá conhecer melhor os usuários e melhorar o sistema, os usuários também poderão colaborar para corrigir erros no aplicativo.
“O aplicativo possibilitará uma via dupla de comunicação”, destaca o gerente da Transurb.
O morador do Jardim das Tulipas, Diego Moreno, 17 anos, agradeceu a oportunidade de participar da reunião para aprender mais sobre o sistema e poder colaborar para melhorar e trazer a inclusão digital.
“Sabemos que o futuro é a tecnologia e é muito bom saber que estão investindo nisso para melhoria da população de Jundiaí”, disse.
Diego destacou a agilidade de poder recarregar o Bilhete Único sem precisar pegar filas nos terminais. “É uma vantagem porque melhora nossa qualidade de vida na cidade”.
Para a moradora do Medeiros, Eliana Alves de Oliveira, o aplicativo é acessível e fácil de usar. “Pessoas com uma certa idade tem dificuldade de aderir novas tecnologias, mas esse aplicativo conta com um passo a passo que ajuda bastante a entender melhor como usá-lo”, diz.
Ela também afirma que poder recarregar o Bilhete Único pelo celular vai facilitar bastante o dia a dia dos usuários. “É bom que podemos fazer o pagamento pelos cartões de crédito e débito”, diz.
Como nos aeroportos
Outra novidade nos terminais de ônibus urbanos de Jundiaí é a implantação de televisores com informações de horários e itinerários de todas as linhas, assim como acontece nos aeroportos com informações sobre voos.