•  segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Líderes comunitários aprovam o aplicativo “Ja” para usuários de ônibus de Jundiaí

Líderes comunitários conheceram o recém-lançado aplicativo “Ja”, que oferece serviços integrados para os usuários de ônibus de Jundiaí. A reunião com representantes da Transurb (Transportes Urbanos de Jundiaí) teve como objetivo aproximar o usuário final para entender a funcionalidade do App.

O gerente da Transurb, Fábio Miguel, foi o responsável por apresentar o aplicativo aos representantes dos bairros de Jundiaí, pois acredita que os líderes comunitários possam ser multiplicadores da tecnologia e difundir o serviço entre a população.

“Líderes de bairros são multiplicadores de boas ideias e podem levar o conhecimento do serviço do aplicativo e difundir entre comunidade”, explica o gerente da Transurb.

Sobre o App

O App “Ja” disponibiliza o CittaMobi, que utiliza dados dos aparelhos de GPS instalados nos ônibus para calcular em quanto tempo o veículo passará por um ponto indicado pelo usuário.

A vantagem deste aplicativo é que ele integra várias funcionalidades em um único aplicativo.

O gerente da Tranbsurb destaca três utilidades:

  • Verificar os itinerários e horários de todas as linhas da cidade em tempo real e o mais importante, a quantos minutos o ônibus que está mais próximo do usuário passará pelo ponto escolhido.
  • Planejamento da viagem: o usuário pode escolher dois pontos da cidade e o sistema indica as linhas e horários para que a viagem seja mais rápida.
  • Compra de créditos para o Bilhete Único do tipo Comum ou até comprar uma única passagem para pagar a viagem com o uso de um QR Code.

A ideia é que o aplicativo vire uma ferramenta de uso diário dos usuários do sistema de transporte público de Jundiaí. O gerente da Transurb informa que estão sendo implantadas melhorias ao App e em breve ele terá canais para o usuário colaborar com a melhoria do sistema.

“Iremos criar um canal para o usuário realizar reclamações e também poder avisar acidentes de trânsito e assim colaborar com os horários de chegada de cada linha”, informa Fábio.

Para usar os serviços, basta baixar o aplicativo no seu smartphone disponível nas plataformas Android ou iOS. Buscar na sua loja por Ja Jundiai (sem acento).

Lideranças

Assim como a tecnologia poderá conhecer melhor os usuários e melhorar o sistema, os usuários também poderão colaborar para corrigir erros no aplicativo.

“O aplicativo possibilitará uma via dupla de comunicação”, destaca o gerente da Transurb.

O morador do Jardim das Tulipas, Diego Moreno, 17 anos, agradeceu a oportunidade de participar da reunião para aprender mais sobre o sistema e poder colaborar para melhorar e trazer a inclusão digital.

“Sabemos que o futuro é a tecnologia e é muito bom saber que estão investindo nisso para melhoria da população de Jundiaí”, disse.

Diego destacou a agilidade de poder recarregar o Bilhete Único sem precisar pegar filas nos terminais. “É uma vantagem porque melhora nossa qualidade de vida na cidade”.

Para a moradora do Medeiros, Eliana Alves de Oliveira, o aplicativo é acessível e fácil de usar. “Pessoas com uma certa idade tem dificuldade de aderir novas tecnologias, mas esse aplicativo conta com um passo a passo que ajuda bastante a entender melhor como usá-lo”, diz.

Ela também afirma que poder recarregar o Bilhete Único pelo celular vai facilitar bastante o dia a dia dos usuários. “É bom que podemos fazer o pagamento pelos cartões de crédito e débito”, diz.

Como nos aeroportos

Outra novidade nos terminais de ônibus urbanos de Jundiaí é a implantação de televisores com informações de horários e itinerários de todas as linhas, assim como acontece nos aeroportos com informações sobre voos.

 

 

Fonte: Tribuna de Jundiaí

Ler Anterior

Saúde oferta check up gratuito para os homens durante o Novembro Azul

Ler Próxima

Rede estadual de SP não reprovará alunos por desempenho em 2020