•  sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Jundiaí se pinta de ‘Pé de Infância’ como incentivo para o brincar, cantar e contar histórias

Desde o lançamento da “Jundiaí Pé de Infância” em dezembro do ano, diversos pontos da cidade e equipamentos públicos municipais já receberam as pinturas e intervenções da campanha. As novidades têm como objetivo mudar o olhar e as perspectivas dos cidadãos e do Poder Público para a Primeira Infância (desde a gestação até os seis anos de idade da criança) por meio do incentivo à brincadeira, da contação de histórias, do resgate às memórias e canções infantis e da importância de uma escuta atenta às demandas das crianças para a construção da cidade.

O gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, que integra o grupo técnico de trabalhos na Prefeitura pelo programa Cidade das Crianças, explica que a adesão de Jundiaí à campanha surgiu com a assinatura do termo de compromisso de Jundiaí com a Rede Urban95. “Em reconhecimento ao que Jundiaí tem feito pela Infância, o Município foi convidado pela renomada Fundação holandesa Bernard van Leer a integrar, com apenas outros 13 brasileiros, a Rede Urban95. Com o convite veio também a adesão à Campanha Pé de Infância, proposta pela Allma Hub, organização parceira da fundação. O nome da campanha já uma brincadeira, um trocadilho que sugere o que uma boa infância pede para ser saudável, como brincar, cantar, contar histórias e aprender, e que os olhares atentos para as crianças cresçam e floresçam, como as plantas”.

Entre os espaços que já contam com a identidade visual da campanha estão o Paço Municipal (interno e estacionamento), os complexos Fepasa e Argos, o Teatro Polytheama, a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, o Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão (fachada e jardins), a Praça Família Jundiaí & Espaço PET da Ponte São João, muros de escolas (como a Emeb José Pedro Raymundo – vila Rio Branco), praças, pontos de ônibus e outros.

Pedestres com máscaras e sacolas nas mãos transitando sobre rua e calçada em frente a prédio histórico com banners verticais coloridos.
Intervenções pela cidade incentivam a brincadeira, a contação de histórias e o resgate às memórias e canções infantis

Edgleuma Feitosa da Silva é auxiliar de limpeza e moradora do Jardim Fepasa, por onde começaram as intervenções da campanha. Sempre que dá aproveita para levar o filho Lucas, de três anos, para brincar na praça da entrada do bairro. “Antes não havia nada neste terreno e agora a criançada aproveita muito o espaço para brincar. Além dos brinquedos, aproveito para cantar para o Lucas algumas das canções que me fazem lembrar da minha infância”. Também começaram pelo bairro os questionários sobre informações do perfil social das famílias.

O nome Rede Urban95 faz referência à importância da construção dos ambientes urbanos pensada para os 95 centímetros, altura máxima média que uma criança atinge aos três anos de idade. Novos espaços, como as principais avenidas da cidade e outros equipamentos municipais, continuarão recebendo intervenções da campanha.

Foto do alto de calçada com poema pintado, com mulher em pé apontando e menino apoiado olhando para o que está escrito
Para Edgleuma, pinturas fazem lembrar as canções de sua infância
Ler Anterior

DAE realiza plantio de 12 mil mudas nativas em áreas rurais da bacia do Jundiaí Mirim e na represa

Ler Próxima

SAP torna-se semestral e foca nas transformações da educação na pandemia