•  domingo, 24 de novembro de 2024

Jundiaí amplia em 140% instalação de lixeiras

Despercebidas até que se precise de uma, as lixeiras públicas deixaram de ser exclusividade das praças e ruas do Centro e ganham espaço nas vias dos bairros. Somente neste ano 439 lixeiras foram instaladas pela Prefeitura de Jundiaí em vários pontos da cidade. Somado ao quantitativo já instalado nos 24 meses anteriores, a cidade tem 100% do território urbano coberto com o serviço de limpeza que previne o descarte irregular de lixo nas ruas e, consequentemente os problemas causados pela ação, como a obstrução das canalizações pluviais e alagamentos de vias. Para o próximo ano a meta é ampliar a oferta do equipamento para mais pontos nos bairros.

O investimento para a ampliação do serviço para a população foi próximo de R$ 500 mil ao longo dos três anos. “São medidas simples que garantem a melhoria do cuidado com a cidade. Fizemos trocas das 500 lixeiras que existiam até 2016 e ampliamos a oferta para os bairros distantes, instalando em pontos estratégicos para o acesso da população que está em circulação pela área. Ao todo, estão espalhadas pela área urbana 1,2 mil lixeiras, o que resulta em ampliação de 140% de aumento. Para o próximo ano a ampliação permanece, com meta de instalação de outras 400 em bairros outros locais, com investimento superior a R$ 150 mil”, explica o diretor de Limpeza Pública da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Márcio Moraes.

O equipamento é fundamental para a manutenção da limpeza urbana, inclusive com impacto na saúde da população. “O descarte da embalagem de salgadinho, doce ou sorvete é feito na rua, esse material irá entupir as bocas de lobo e canalizações de águas pluviais, que impedem o escoamento das águas das chuvas, causando alagamento em casas. O risco de transmissão de doenças é potencializado em situações como esta, que poderiam ser evitadas com ações simples”, explica a diretora de Vigilância em Saúde da Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS), Fauzia Abou Abbas Raiza.

 

Ler Anterior

Feliz Natal e um ótimo ano novo!

Ler Próxima

Alterações tributárias tornam Jundiaí mais competitiva na atração de empresas