Jundiaí aguarda publicação de decreto Estadual para flexibilização
A Prefeitura de Jundiaí aguarda a publicação do decreto estadual, na quinta-feira (27), sobre o Plano São Paulo que prevê a abertura gradual de setores da economia, a partir de 1 de junho. De acordo com informações divulgadas pelo Governo do Estado, Jundiaí estaria na fase classificada como ‘Controle’, ou seja, com algumas atividades incluídas para o funcionamento juntamente com as essenciais, a partir de regramentos e normas do Estado a serem conduzidas e fiscalizadas pela Administração local. Assim que publicado, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) anunciará as alterações, com base em ações planejadas de forma equilibrada e consciente, primando pela preservação da vida sem deixar de estabelecer as bases para a retomada da economia e preservação de empregos.
“A partir do decreto divulgaremos de forma responsável, a flexibilização das atividades habilitadas para a fase. Jundiaí tem se pautado em ações de combate consistentes e adotou todas as providências para garantir o atendimento completo à população, seja com o aumento da capacidade hospitalar, passando de 16 leitos para 117 leitos exclusivos, atualmente, e outros 39 estão sendo abertos no Hospital São Vicente de Paulo. Além disso, investimos na aquisição de 16 respiradores para o reforço na estrutura hospitalar. Identificar, testar, isolar e tratar os pacientes têm sido a dinâmica implementada na cidade para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado.
De acordo com o plano divulgado previamente pelo Governo do Estado, as cidades foram classificadas pelas regiões de Saúde a que pertencem, e, serão avaliadas semanalmente conforme os indicadores estabelecidos de capacidade hospitalar e evolução da pandemia. Conforme o avanço do cenário positivo, que conta, inclusive com a testagem da população, – ação que Jundiaí desenvolve não somente com as pessoas notificadas com sintomas gripais, como nos assintomáticos, a partir do Inquérito Epidemiológico -, as regiões evoluem nas fases de liberação de atividades determinadas. “Estamos longe de vencer a pandemia, mas com o esforço de todos, Jundiaí está próxima de dar um passo à frente”, lembra o prefeito.