•  quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Alexandre Mustafa, Paulo Galli, Luiz Fernando Machado e Pedro Moro durante o evento

Itupeva apoia Região Metropolitana de Jundiaí para viabilização do Trem InterCidades

Estação Ferroviária de Jundiaí é revitalizada; vice-prefeito de Itupeva prestigia solenidade

O evento realizado na Estação Ferroviária de Jundiaí, no bairro Vila Arens, contou a presença do presidente do Conselho da Região Metropolitana de Jundiaí e prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, além do secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli e demais autoridades.

“A viabilização do Trem InterCidades será positiva para a nossa região, inclusive para Itupeva, gerando emprego, renda, qualificando a mobilidade urbana desta localidade. O convênio firmado entre o Governo do Estado de São Paulo com Jundiaí é extremamente importante e, posteriormente, os demais municípios também estarão assinando este convênio, para possibilitar as intervenções nas cidades de abrangência”, destacou o vice-prefeito e secretário de Governo, Turismo e Desenvolvimento, Alexandre Mustafa.

O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, ratificou a importância da assinatura de convênio com o Governo do Estado de São Paulo, por parte de todos os municípios para a viabilização do projeto ‘Trem InterCidades’. “O propósito é compatibilizar todos os projetos das cidades, visando à implantação de uma nova linha de trem, que passará no leito existente. Foram 6 meses dialogando sobre este tema com a Prefeitura de Jundiaí até chegar este momento com a assinatura do convênio, que colocará o ‘Trem InterCidades’ num processo de concessão, que deverá ocorrer ainda neste ano”, detalhou.

A iniciativa do Governo do Estado tem investimento estimado em R$ 10,5 bilhões, atendendo as Regiões Metropolitanas de Campinas, Jundiaí e São Paulo. “O Trem InterCidades é um expresso rápido, que percorrerá Campinas, Jundiaí e São Paulo, em aproximadamente 62 minutos. Será um trem intermetropolitano, que ligará São Paulo até Campinas, iniciando por Francisco Morato, passando por Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas”, descreveu.

Por sua vez, o presidente da Região Metropolitana de Jundiaí e prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, salientou que a iniciativa do Governo do Estado de São Paulo trará inúmeros benefícios. “Com a implantação do Trem InterCidades haverá uma melhora na mobilidade e uma melhora no deslocamento do trabalhador até São Paulo e para Campinas e assim também no sentido contrário. Por isso, o município de Jundiaí está dando anuência para que o Governo do Estado de São Paulo, a medida que faça o edital de licitação, possa em Jundiaí ter todas as aprovações necessárias. Isso é o senso de segurança jurídica que é utilizado pelo governador, João Doria e o vice-governador, Rodrigo Garcia na execução deste projeto”, comentou.

Recuperação da Estação Ferroviária de Jundiaí – Ainda durante a solenidade, o secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli e o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Pedro Moro, entregaram as obras do projeto de recuperação da Estação Ferroviária de Jundiaí, da Linha 7-Rubi, que completa 155 anos de inauguração neste mês e faz parte do patrimônio histórico e cultural do Estado de São Paulo.

Com investimentos de R$ 10,19 milhões, as obras vão beneficiar 185 mil passageiros que passam por mês na estação.

Iniciado em 2020, o projeto construtivo contempla o restauro das coberturas internas e externas, restauro dos forros e estruturas de madeira, reforma das salas operacionais e do saguão de entrada da estação, restauração dos tijolos das paredes das fachadas externas e internas, restauro e reforma da estrutura metálica da passarela histórica, além da substituição da tela por gradis metálicos no entorno do “locobreque” (locomotiva a vapor). Na parte de infraestrutura operacional, constam melhorias nos pórticos e sustentação da rede aérea de energia na região das plataformas, além de atualização das instalações elétrica e telecom.

ddf6104b-5c7a-4972-9b78-605ac71ce025Momento da assinatura do convênio com o Governo do Estado de São Paulo 

PROJETO TREM INTERCIDADES (1)Prefeito de Louveira, Estanislau Steck, ao lado de Luiz Fernando Machado e Alexandre Mustafa

_MG_9814Estação Ferroviária de Jundiaí é patrimônio histórico e cultural do Estado de São Paulo

Ler Anterior

Hoje é o último dia para inscrições no Sisu

Ler Próxima

Prazo para declaração do MEI segue até o dia 31 de maio; saiba como proceder