Falta de chuvas há mais de um mês coloca Jundiaí em Estado de Observação
Jundiaí não recebe uma chuva significativa há mais de um mês. A última chuva expressiva que atingiu o município foi no dia 29 de março, quando houve uma precipitação de 55 mm; por conta disso, a Umidade Relativa do Ar (URA) está baixa nestas últimas semanas.
Segundo o monitoramento realizado pela Defesa Civil de Jundiaí, a URA nos últimos cinco dias – de 30 de abril a 4 de maio – está atingindo valores mínimos na casa dos 30%, valor limite para o ingresso no estado de Atenção.
Nesta segunda (4), a URA chegou ao valor mínimo de 33%, o que mantém o município em Estado de Observação.
Entre as recomendações para minimizar os efeitos da baixa URA, estão umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.; consumir muita água; lavar as mãos com frequência e evitar colocá-las na boca e no nariz; manter a casa sempre limpa e arejada – já que o tempo seco aumenta a concentração de ácaros e poeira – e, principalmente, não queimar lixo nem provocar queimadas.
De acordo com a Defesa Civil, nesta quarta (6) a passagem de uma frente fria pela costa paulista criará condição para pancadas de chuva generalizadas por todo o território paulista.
Queimadas
A população pode denunciar queimadas através do aplicativo da Prefeitura de Jundiaí – https://jundiai.sp.gov.br/aplicativo-prefeitura-de-jundiai/ – inclusive com o envio de fotos e geolocalização. Também é possível denunciar por telefone, via 156. As denúncias que forem enviadas pelos munícipes, seja pelo app ou por telefone, serão direcionadas ao Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura para fiscalização e eventual autuação segundo a Lei Municipal nº 8.858, de 07 de novembro de 2017.
Só este ano, até esta terça (5), 119 denúncias de queimadas haviam sido recebidas pela Prefeitura, pelo 156 e pelo app.