Escola Inovadora tem ação sustentável com Projeto RenovAção em Jundiaí
Conscientizar sobre o descarte correto dos resíduos sólidos bem como a importância de se reduzir o consumo de água são os temas principais do projeto RenovAção, que foi desenvolvido em seis Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) da Prefeitura de Jundiaí, com realização da Coca-Cola FEMSA Brasil, articulação Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada a Unidade de Gestão Governo e Finanças (UGGF) e execução técnica do GAIA Social.
O encerramento do projeto, apresentado em encontro no auditório do Complexo Argos, na tarde dessa segunda-feira (25), sinaliza o engajamento das crianças no interesse de cuidar do espaço, reduzindo a geração e o descarte de resíduos sólidos bem como fazer o uso racional da água, itens que fazem parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Nossa Educação está entre as 10 melhores do Estado e no ranking das 25 melhores do País. Quando se mobiliza uma cidade para ser a ‘Cidade das Crianças’ toda a administração deve ser direcionada para elas, que serão o nosso futuro. O Projeto RenovAção, realizado em parceria com a Escola Inovadora, teve como objetivo trabalhar a coleta seletiva e o uso racional de água, situações que impactam diretamente o meio ambiente. As crianças são multiplicadoras de conhecimento e transformadoras de realidades. Percebemos pelo resultado apresentado no decorrer do trabalho, que o objetivo foi alcançado”, argumenta o Prefeito Luiz Fernando Machado.
Ao todo, 3,6 mil alunos entre as unidades EMEB Judith Arruda, EMEB Ivo de Bona, EMEB Marly de Marco, EMEB João Luiz de Campos, EMEB Beatriz Pupo e EMEB Luiz Biela participaram das oficinas e atividades de sensibilização comunitária para o descarte correto dos resíduos sólidos e redução no consumo de água.
Segundo a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vasti Ferrari Marques, o projeto foi moldado conforme as especificidades de Jundiaí. “A parceria foi muito enriquecedora, elaborado por várias mãos, para se chegar ao resultado positivo de mudança. Acreditamos na escola que transforma. E isso perpassa pelo cuidado com o meio ambiente”, detalha.
“Desenvolvemos o trabalho em parceria, com integração e cuidando da comunidade onde estamos instalados. Estimular a sustentabilidade e desenvolver ações direcionadas fazem parte dos eixos de atuação da Coca-Cola FEMSA Brasil, seja pelo incentivo de coleta e apoio de cooperativas de reciclagem ou redução e uso racional da água. Este foi um trabalho desenvolvido em uma cidade que já conta com diretrizes ambientais”, detalha a Wanessa Scabora, gerente de sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil.
Reciclável
O projeto se desenvolveu em 3 eixos: implementação da coleta seletiva nas escolas, com aquisição de coletores e contêineres para descarte correto dos recicláveis; formação de professores, equipe gestora e pessoal de apoio, e oficinas com alunos das escolas em temas de resíduos sólidos, coleta seletiva e uso racional da água; por fim, a campanha de arrecadação do plástico e mutirões de sensibilização da população do entorno das escolas quanto à correta destinação dos materiais recicláveis gerados.
As escolas participantes desenvolveram ações direcionadas para a separação correta dos resíduos junto com redução no consumo de água receberam certificações de ações inovadoras e, a partir de avaliação criteriosa, a EMEB Ivo de Bona foi premiada pelas ações inovadoras e recebeu R$ 2 mil para a aplicação na escola.
Os alunos Ryan Santos Queiroz, 9 anos, Leonardo Nobre da Conceição, 9 anos e Lorena Nobre da Conceição são alunos da escola em destaque e sabem em detalhes a importância da separação correta do lixo. “Uma lata de alumínio jogada no ambiente demora cerca de 200 anos para se deteriorar. Já uma garrafa de vidro, de um litro, um milhão de anos. Esses materiais são passíveis de reciclagem, por isso é importante que as pessoas façam a separação correta para descartar”, explica Ryan, que quer ser médico e morar na Califórnia.
Leonardo pesquisou sobre todos os tipos de resíduos e já aplicou as medidas em casa. “Temos latas coloridas para fazer o descarte. Azul é para papel e preto é para orgânicos. Compartilhamos essas ideias com as pessoas que moram perto da escola e vamos fazer uma apresentação sobre isso para os alunos”, contou o garoto.