Dengue: Jundiaí realiza capacitação para profissionais da Atenção Básica
“O único combate eficiente contra a dengue e as demais arboviroses é o cuidado para evitar a proliferação dos mosquitos. Por isso, toda a sociedade deve estar alerta e ativa contra o Aedes aegypti”, explicou a médica infectologista do Grupo Regional de Vigilância Epidemiológica (GVE) Campinas, Renata D´Ávila Couto, que ministrou palestra para os profissionais da rede de Saúde da Prefeitura de Jundiaí. O tema será abordado em novo encontro na quinta-feira (19), na Escola de Gestão Pública (EGP).
Segundo a médica, para o ano de 2020 é esperado grande número de casos se não houver o controle dos criadouros pela população. “Em outras cidades paulistas o impacto foi grande neste ano. A região de Campinas sofreu, mas podemos sofrer novamente se não houver o cuidado preventivo, evitando que novos mosquitos nasçam e espalhem dengue, zika e chikungunya. A dengue tem o maior índice de letalidade, porém, as demais são de maior impacto no tratamento médico e podem causar incapacidades, problemas neurológicos ou síndrome guillain barre”, alerta.
A especialista realizou palestra de capacitação, na tarde de quarta-feira (18), sobre o “Manejo Clínico das Arboviroses” para servidores da Atenção Básica. O mesmo tema será reapresentado no período da manhã de quinta-feira (19).
De acordo com a biomédica da Unidade de Vigilância e Zoonoses (UVZ), Ana Lúcia de Castro, a capacitação em Jundiaí é realizada de forma contínua. “A atualização feita a partir de capacitações e formações específicas são importantes para informar a relevância do trabalho para a sociedade. Estamos entrando no período de maior transmissão das arboviroses, portanto, de maior alerta para os médicos e enfermeiros”, argumenta.