Cultura promove reunião sobre Lei Federal de Emergência Cultural em Jundiaí
A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) realiza nesta quinta-feira (02), às 10h, uma reunião online de esclarecimentos e orientações para artistas sobre a Lei Federal 1.075/2020, Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, para os artistas e espaços culturais, cujas atividades foram impactadas pela pandemia, já aprovada na Câmara e Senado federais.
Artistas de todas as áreas interessados devem se inscrever gratuitamente por meio de formulário online e, como confirmação da inscrição, irão receber o link da reunião no e-mail informado na inscrição.
O limite de inscrições é de 100 pessoas, estabelecido pelo Zoom, plataforma onde será realizada a reunião, e as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.
O gestor da UGC, Marcelo Peroni, explica que o encontro será uma ocasião para esclarecimentos à classe artística. “Decidimos realizar esta reunião com os artistas, a fim de mostrar o que a Prefeitura tem feito para viabilizar os andamentos e esclarecer dúvidas enquanto aguardamos a apreciação pela Presidência da República. Se for aprovada sem vetos, a lei deverá poderá destinar aos artistas do Município até R$ 2,5 milhões, em três frentes: para pessoas físicas, na forma de auxílio emergencial sem contrapartida; para espaços culturais, grupos, coletivos, associações culturais, dentro outros, com necessidade de contrapartida ao Município; e a partir de editais. Para todas as destinações, articularemos com o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC)”.
Batizada como Lei Aldir Blanc, a lei emergencial já foi aprovada pelo Congresso Federal e seu nome faz homenagem ao cantor e compositor, que faleceu vítima da Covid-19 em 04 de maio deste ano.