•  domingo, 24 de novembro de 2024

Com programação online, Mês do Patrimônio discute a preservação e a memória da cidade em Jundiaí

Com programação inteiramente online e gratuita, o Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) da Unidade de Gestão de Cultura realiza, entre os dias 01 e 31 de agosto, o Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2020. Estão programadas palestras, simpósios, debates e oficinas, com conteúdos diversificados e transmissão pelas redes sociais da Cultura, do DPH, da TVTEC e do Teatro Polytheama.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO HOTSITE DO EVENTO

A abertura, marcada para o sábado (01), a partir das 19h, contará com as apresentações dos trabalhos realizados pelo DPH no município. Nesta noite, a Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ) fará um concerto especial, gravado por alguns de seus músicos no Teatro Polytheama, trazendo, numa surpresa aos jundiaienses, elementos marcantes da cidade.

Para o diretor do DPH, William Paixão, programação totalmente digital deverá aumentar o alcance das atividades. “Mais uma vez Jundiaí mostra o motivo de ser referência em política pública de defesa e preservação do patrimônio histórico e cultural. Um evento com esse nível de organização demonstra que o trabalho da Prefeitura está no caminho certo e como, apesar do isolamento social e da pandemia, deverá ter seu alcance potencializado”.

A maior parte da programação é voltada para o público em geral e será transmitida simultaneamente pelas redes sociais. Já para as oficinas ou palestras temáticas, é necessária a realização de inscrição e serão contemplados os 20 primeiros inscritos. São elas: A doação de terras para mulheres no século 17 em Jundiaí, do dia 10, às 19h; Fotografia e documentação: Como armazenar?, do dia 15, às 15h; Arquitetura ferroviária: As antigas Oficinas da Companhia Paulista em Jundiaí, do dia 18, às 19h; Redescobrindo a Vila Arens, do dia 20, às 19h; Casas de Jundiaí: Considerações sobre o patrimônio edificado do início do século 20, do dia 26, às 19h; e A importância do município de Jundiaí entre duas metrópoles, do dia 28, às 19h.

Sucesso na programação do ano passado, o Colóquio “Simpósio do Samba” terá a sua segunda realização, marcada para o dia 19 de agosto, quarta-feira, às 19h. Com o tema “A importância do reconhecimento das manifestações artísticas e culturais em tempos de polarização política”, o colóquio este ano contará com as participações do ator e comentarista de Carnaval Aílton Graça e do presidente da escola de Samba carioca Portela, Luis Carlos Magalhães. Encontro contará ainda com a participação de Kaxitu Ricardo Campos, presidente da Federação Nacional das Escolas de Samba.

Ler Anterior

São Vicente em parceria com a Atenção Básica estuda implantar projeto que prevê qualificação da Alta de pacientes internados com covid-19 em Jundiaí

Ler Próxima

Comitê das Crianças discute espaços escolares e arborização em Jundiaí