Com desafio de avançar na qualidade dos serviços, primeiros gestores são apresentados pelo prefeito Luiz Fernando
Os primeiros nove gestores indicados pelo prefeito reeleito Luiz Fernando Machado para o governo 2021-2024 foram apresentados em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (28), no Paço Municipal. Eles serão responsáveis pelas áreas vinculadas às Plataformas de Governança, Finanças e Transparência; Educação e Cultura; Saúde e Qualidade de Vida. De acordo com Luiz Fernando, o novo governo deverá avançar na qualificação dos serviços públicos em todas as áreas providenciar a entrega de projetos estruturantes para a cidade.
“Quando chegamos à Prefeitura em 2017, encontramos uma cidade endividada, muito mal conservada e um governo sem direção. Estabelecer prioridades e, com muito trabalho, colocamos a casa em ordem. Montamos uma equipe técnica capacitada e comprometida. Formamos um grande time de gestores e servidores públicos que nos ajudaram a realizar um governo eficiente e econômico. A reeleição com o maior percentual de votos da história da cidade, mostra a boa condução da cidade e que a população quer, para a próxima gestão, ainda mais”, afirma Luiz Fernando Machado, reeleito em primeiro turno com quase 70% dos votos válidos.
A Administração Pública Municipal de Jundiaí está organizada em 7 Plataformas de Serviços, que atuam de forma sistêmica e intersetorial, agrupando as 16 Unidades de Gestão, que são as secretarias municipais responsáveis pelas políticas públicas no município.
Luiz Fernando ressalta, ainda, que a proposta é a manutenção da mesma organização, que foi reformulada em 2017, para evitar a criação de novas estruturas e cargos, visando à otimização dos recursos públicos, já que o momento é de escassez, sob efeitos de uma pandemia que produz reflexos na saúde, na educação, na economia e na vida das pessoas.
Cada gestor terá liberdade para escolher seus diretores e assessores diretos, visando a manter a relação de confiança e de compromisso com as entregas para a população, de bens e serviços de qualidade, para assegurar a efetividade da gestão municipal para execução do plano de governo 2021-2024.
Nos próximos dias, o prefeito dará continuidade aos anúncios para composição do novo governo, inclusive dos técnicos que irão estar à frente das autarquias.
PLATAFORMA DE GOVERNANÇA, FINANÇAS E TRANSPARÊNCIA
Unidade de Gestão de Governo e Finanças: José Antonio Parimoschi
Titular da Unidade de Gestão de Governo e Finanças, desde o ano de 2017. Responsável pela execução dos projetos da administração voltados ao aprimoramento da qualidade dos serviços, economicidade, eficiência, transparência e prestação de conta. É administrador com especialização em Gerente de Cidade pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado). Foi Secretário de Finanças do Município de Jundiaí nos períodos 1995/96 e 2005/2012. Exerceu também a função de Secretário Adjunto de Planejamento e Gestão no Estado de São Paulo.
Unidade de Gestão da Casa Civil: Gustavo Leopoldo Caserta Maryssael de Campos
Permanace no comando da Casa Civil. É advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Direito Tributário e professor de Direito Constitucional. É membro da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e da Academia Jundiaiense de Letras Jurídicas. Foi presidente da 33ª Subsecção da OAB/SP (2 mandatos) e diretor tesoureiro da mesma Subseção. Atuou como membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos da Secretaria de Justiça de São Paulo e da Comissão de Direito Tributário da Seccional Paulista da OAB. De 2017 a 2020, integrou o Conselho de Administração da DAE S/A. Na Prefeitura de Jundiaí, esteve à frente das Secretarias de Negócios Jurídicos (2005-2006 e 2009-2012) e da Casa Civil (2007-2008 e 2017-2020).
Unidade de Gestão de Administração e Gestão de Pessoas: Simone Zanotello de Oliveira
É a responsável pela Unidade de Administração e Gestão de Pessoas da Prefeitura. Advogada e consultora jurídica na área de contratações públicas. Doutora em Direito Administrativo pela PUC-SP. Mestre em Direito da Sociedade da Informação (ênfase em políticas públicas com o uso da TI) pela UniFMU-SP. Pós-graduada em Administração Pública e em Direito Administrativo pela PUC-SP. Extensão em Direito Contratual. Possui Certificação CP³P-F (Certificado Profissional Internacional de Parcerias Público-Privadas). Professora do Centro Universitário Padre Anchieta. Autora de obras jurídicas, artigos jurídicos e artigos literários. Ministra cursos nas áreas de licitações, contratos administrativos, convênios, parcerias com o poder público (concessão, permissão, PPP), gestão pública, concursos públicos, linguagem oficial e linguagem jurídica. Formada em Letras, com pós-graduação em Gramática da Língua Portuguesa. Integrante da Academia Jundiaiense de Letras Jurídicas e da Academia Jundiaiense de Letras.
Unidade de Gestão de Negócios Jurídicos e Cidadania: Fernando de Souza
Atual gestor da área, permanece à frente da Unidade de Gestão. Advogado, formado pelo Centro Universitário Padre Anchieta, com pós-graduação em Direto da Economia e da Empresa, Direito Material e Processual de Família, Gestão de Processos e Direito Material e Processual Tributário. É sócio-administrador do escritório Souza e Tresmondi Sociedade de Advogados, além de presidente do PSDB Jundiaí. Foi membro da Comissão de Ética e Disciplina da OAB Jundiaí. No serviço público municipal, atuou como diretor de expediente da Secretaria de Assuntos Parlamentares, coordenador executivo do GGIM Jundiaí e secretário de Assuntos Parlamentares.
Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão: Thiago Maia Pereira
É o atual gestor de Inovação e Relação com o Cidadão. Técnico em Edificações pelo Centro Paula Souza e Bacharel em Direito pela UniAnchieta. Foi chefe de gabinete na presidência da Câmara Municipal, assessor Especial Parlamentar “Chefe de Gabinete” na Câmara Federal e assessor Especial Parlamentar “Chefe de Gabinete” na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Tem experiência em gestão de pessoas e estratégia na área de políticas públicas.
PLATAFORMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Unidade de Gestão de Educação: Vasti Ferrari Marques
É, atualmente, a responsável pela Unidade de Gestão de Educação. Tem experiência na docência e gestão de escolas da rede municipal, onde atuou por 36 anos como funcionária pública. Foi diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Prefeitura de Jundiaí. É licenciada em Pedagogia pela UniAnchieta, com especialização em Geografia pela USP/SP, especialização em Deficientes Auditivos pela FMU/ SP, pós-graduada em Metodologias de Ensino e Filosofia pelas Faculdades Claretianas em Batatais/SP e mestranda pela UNICAMP/Campinas, na linha de pesquisa política, planejamento, gestão e avaliação da educação básica.
Unidade de Gestão de Cultura: Marcelo Peroni
É o atual gestor de Cultura e, até outubro de 2017, desempenhou a função de diretor do Departamento de Cultura. Graduado em Letras, formado pelo Teatro Escola Célia Helena e pós-graduado na ECA/USP com especialização em Cultura, trabalhou como ator, produtor e diretor de diversas montagens teatrais.
Integrou a Cia. Paulista de Artes, desde sua fundação em 1991 até 2016. Foi Presidente da Comissão Municipal de Teatro e do Conselho Municipal de Cultura de Jundiaí entre 2007 a 2012. Fez residência artística em teatro para crianças na Itália e participou de cursos, oficinas culturais e apresentações nos Estados Unidos, México, Portugal e Áustria. Em 2018 participou do espetáculo infantil “É tudo família” vencedor do Prêmios APCA e Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem.
PLATAFORMA DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Unidade de Gestão de Saúde: Tiago Texera
Atual gestor de Saúde do município e servidor público concursado na área de saúde há 16 anos, tendo desempenhado as funções de diretor de regulação, diretor de planejamento, diretor financeiro e coordenador executivo. Formado em Administração de Empresas pela PUC-Campinas, com pós-graduações em Gestão em Saúde pela FIOCRUZ, Gestão Pública pela ESTÁCIO DE SÁ e regulação em saúde pelo SÍRIO LIBANÊS. É professor do MBA da UNIANCHIETA dos módulos de gestão pública em saúde e saúde pública e diretor do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Comsems).
Unidade de Gestão de Esporte e Lazer: Luís Claudio Tarallo
Assume a Unidade de Esporte e Lazer. É professor de Educação Física, pedagogo e pós-graduado em Exercício Físico e Saúde, educador esportivo da Prefeitura de Jundiaí há 33 anos. Técnico Olímpico da Seleção Brasileira de Basquetebol Feminino em Londres (2012) e eleito o melhor técnico do ano por 11 vezes pela Federação Paulista de Basquete.
Foi técnico de Basquetebol Feminino de Jundiaí por 27 anos. Atuou como técnico da Seleção Paulista e Brasileira de Basquetebol Feminino das categorias sub-16/17/18/19/20/21 e adulto, com participação em 10 Campeonatos Brasileiros, 15 torneios internacionais, cinco Campeonatos Sul-Americanos, quatro Pré-Mundiais, quatro Mundiais e uma Olimpíada.
Há 30 anos, atua na rede dos Colégios Vicentinos como Professor, Coordenador de Educação Física e Esportes e Orientador Educacional.
PRIORIDADES DE GOVERNO 2017-2020
CLÍNICA DA FAMÍLIA: Integrada à UPA 24 do Vetor Oeste, a 1ª unidade da Clínica da Família oferece muito mais serviços e é altamente resolutiva para o paciente. São realizados cerca de 100 mil procedimentos/ano. Em breve, a Vila Hortolândia (entrega prevista para o primeiro trimestre de 2020 e a Ponte São João (obra em licitação) terão a sua. A UPA da Vila Progresso será um ambulatório de especialidades e está em projeto.
NOVA UBS: Com novos serviços implantados, o atendimento foi humanizado e sua qualidade é avaliada pelo paciente. Foram entregues as unidades do Tulipas, Maringá, Traviú, Jundiaí Mirim, Jd. Do Lago e Rio Acima. As próximas são Comercial, São Camilo, Santa Gertrudes, Corrupira, Agapeama e Retiro.
NOVO SÃO VICENTE: As contas atrasadas do HSV foram colocadas em dia e os serviços reestruturados e melhorados. Com apoio da gestão Luiz Fernando e cooperação da iniciativa privada, os 72 quartos do hospital estão sendo reformados e o padrão do atendimento subiu para os níveis dos hospitais particulares. Os setores de ortopedia e oncologia foram reformados. E, na pandemia, ninguém ficou sem atendimento no HSV.
ESCOLA INOVADORA: Educação financeira, empreendedorismo, inglês desde os 4 anos, robótica e Fab Lab. Professores e educadores bem preparados para um conceito de aprendizagem moderno. Diversas EMEBs foram reformadas, 6 quadras cobertas, uma creche nova entregue no Residencial Jundiaí. E tem muito mais em andamento.
MAIS ASFALTO: Mais de 800 mil m² de vias recuperadas e pavimentadas em todas as regiões da cidade. As principais vias por onde trafega o transporte público foram recapeadas, melhorando a mobilidade entre terminais e o deslocamento entre bairros. Mais de 30 km de ruas de terra receberam pavimento ecológico.
MOBILIDADE TOTAL: Maior renovação de frota de todos os tempos, com 80 novos ônibus com tecnologia e segurança embarcadas. GPS em todos os ônibus para monitorar os trajetos e um novo aplicativo (App) para o usuário programar sua viagem no menor tempo. Após a pandemia, estão sendo feitas adequações nas principais linhas para aumentar a oferta de ônibus para os passageiros. Uma nova rede de transportes está sendo planejada para a cidade.
ATUAÇÃO 2021 – 2024: ENTREGAR O QUE ESTÁ INICIADO E DEFINIDAS NOVAS PRIORIDADES
+ Smart City. Jundiaí foi reconhecida como uma das 10 cidades mais inteligentes e conectadas em 2019. A partir de 2021, vamos intensificar o uso de tecnologias para melhorar os serviços ao cidadão. Teremos telemedicina para agilizar exames e consultas com especialistas na saúde e prontuário eletrônico do paciente na rede, reconhecimento facial nas escolas, mais pontos de wi-fi nos parques, praças e espaços comunitários e vamos dobrar o número de câmeras de vigilância e semáforos inteligentes na cidade.
+ Clínica da Família. Projeto premiado nacionalmente, por sua resolutividade rápida no atendimento ao paciente. Em breve, duas novas unidades serão entregues: na Vila Hortolândia (em construção) e na Ponte São João (em licitação), e funcionarão junto com os novos Pronto Atendimentos dessas grandes regiões.
+ Novas UBS. O plano de modernização da rede de atenção básica prosseguirá em 2021 com a reforma de diversas UBS. Todas terão consultório odontológico, além de atendimento humanizado e controle de qualidade.
+ Escola Inovadora. A EMEB Joaquim Candelário de Freitas, na Cidade Luiza, será modelo para as novas Escolas Inovadoras que serão reformadas, modernizadas e construídas.
+ Mobilidade Total. O transporte é um dos maiores desafios do município. O novo Plano de Mobilidade, já iniciado, será focado na construção de uma nova rede de transporte público, apoiada em tecnologia de ponta e sinalização inteligente, para reduzir o tempo de viagem do passageiro. Um novo App está sendo desenvolvido para auxiliar o usuário.
+ Mais Asfalto Jundiaí. A manutenção da malha viária da cidade será feita com apoio de um App que identifica buracos e necessidade de reparos no pavimento, para agilizar o serviço e economizar recursos. O uso do pavimento ecológico será intensificado.
+ Plano Municipal de Segurança. Temos programado um pacote de R$ 30 milhões de investimentos na ampliação do número de câmeras de vigilância nas regiões sul e oeste da cidade, no aumento do número de guardas nas ruas, bem como na construção de uma central de inteligência para atendimento de urgências e emergências, junto com SAMU e Defesa Civil. O Anjos da Guarda continua nas escolas.
+ Lazer. O projeto Praça Família Jundiaí e Espaço Pet será expandido para parques e espaços públicos da cidade.
+ Mundo da Criança. Apresentado para a cidade no último dia 14. Jundiaí integra uma rede de cidades mundiais que priorizam as políticas públicas para a primeira infância. Este novo espaço de preservação ambiental será usado como uma extensão da sala de aula, para que nossas crianças aprendam a preservar a água, brincando e ser divertindo. O espaço no entorno da represa terá viveiro, ciclovia, 12 quadras, praças e caminhos interativos, pista de skate, parkour, casa da árvore.