Com 1,3 mil testes realizados, Jundiaí tem 5,94% de taxa de positividade
Após 15 dias de realização de testes rápidos para o mapeamento do cenário epidemiológico do Novo Coronavírus em Jundiaí, a Prefeitura de Jundiaí já realizou 1.381 testes rápidos. Desse total, 82 pessoas foram identificadas como positivas para COVID-19. A taxa de positividade é de 5,94%.
“Estamos alcançando o objetivo determinado pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) para a primeira fase do Inquérito Epidemiológico, que é saber qual o avanço do Novo Coronavírus na cidade. Com o cenário epidemiológico desenhado é possível adotar medidas precisas para o combate à doença. O percentual estimado de 6% de casos positivos tem se concretizado”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.
Ao todo já foram agendados 2.970 testes rápidos entre os agendamentos realizados a partir dos atendimentos nas Unidades Sentinelas ou pelo Disque 156 Coronavírus. A avaliação de quem já teve síndrome gripal nos últimos 40 dias é importante não somente para a pessoa saber se já teve o contato com o vírus Sars-CoV-2 como para identificar se ainda está vulnerável à doença.
A meta é realizar 10 mil testes somente no mês de maio. A cidade conta com 20 mil testes rápidos para ser aplicados entre a população, o que resultará numa das melhores taxas de testagem para a doença. Na comparação com a Alemanha, que realiza 25 testes a cada 1 mil habitantes, Jundiaí testará 47 pessoas a cada 1 mil habitantes.