Centenas de peixes mortos são encontradas em parque botânico de Jundiaí
Centenas de peixes mortos foram encontradas no Parque Botânico do Jardim do Lago, em Jundiaí (SP), na manhã desta terça-feira (5).
Segundo os moradores da região, mais de 50 quilos de peixes foram retirados do tanque que fica dentro do parque. O nível da água está baixo no local e a suspeita é de que os animais não tenham conseguido oxigênio.
A prefeitura informou que aguarda a equipe da DAE para análise da água e para a remoção dos peixes para a represa e para outros lagos em outros parques.
“O local é uma nascente e pode ter ocorrido falta de oxigenação no local devido a quantidade de peixes. Com a remoção, o objetivo também é garantir melhor oxigenação na água”, completa.
Na manhã de segunda-feira, o Rio Jundiaí, também na cidade, amanheceu com manchas coloridas. A Cetesb foi chamada e informou que aguarda resultado de laudo.
Piedade
Em Piedade (SP), um morador também registrou uma grande quantidade de peixes morrendo no Rio Pirapora. Muitos estão na superfície buscando oxigênio e outros já aparecem mortos.
A prefeitura informou que isso está acontecendo por conta da falta de chuva. O nível do rio baixou demais e, consequentemente, o pouco de água que sobrou ficou sem oxigênio.
A administração municipal disse também que está retirando os peixes mortos do local e que está monitorando a situação do Rio Pirapora. Se o nível da água continuar baixando, a prefeitura vai transferir os peixes para outro rio.
G1