Programação conta com atividades presenciais e on-line
Biblioteca Nelson Foot apresenta programação especial no mês da Consciência Negra
Em homenagem ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (BNF) promove uma programação especial e gratuita para celebrar o tema, com a 5ª edição da ZumbiTECA – Mostra Afro da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot.
Neste ano, a homenagem será ao escritor jundiaiense Lucas Menóhgrafia, poeta slammer (que participa de batalha de poesias) que teve seu livro póstumo intitulado “Um dia o poeta morre, mas a poesia vive”, lançado em 2021. A cerimônia de abertura acontecerá no dia 29 de novembro, às 19h30 no auditório da Biblioteca.
A exposição poderá ser visitada até o dia 11 de dezembro, na Área de Exposições da BNF. No dia 11 de dezembro (sábado), das 9 às 13 horas, no estacionamento da Argos e na Biblioteca, será promovido o encerramento da ZumbiTECA, com o SARAU, com a demonstração de uma ‘Batalha de Rimas’ e apresentação de movimentos culturais com a presença de slammers, DJs, hip hop, grafite e apoio ao movimento skatista.
“Com o tema “Lucas Menóhgrafia e a escrita”, a ZumbiTECA pretende visibilizar a cultura periférica e trazer à cena um diálogo entre os movimentos que encontram na poética da palavra sua forma de interlocução”, explica a diretora do Departamento de Fomento à Literatura, Cícera Escoura.
No período de 5 a 25 de novembro, na Área de Exposições da Biblioteca, acontece a Mostra de Caricaturas de escritores do artista Paulo Trilho. São 30 escritores da literatura universal, representados pelo traço preciso e bem-humorado do cartunista. A visitação é de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 17h30.
Na programação on-line, a Biblioteca Nelson Foot oferece diversidade:
No dia 13 de novembro, o podcast “Falando de Livros” traz um bate-papo com Alexandre Re, músico, apresentador de TV e autor do livro “O poder está contigo”. O acesso é pelo aplicativo Spotify.
O Leiturinha em Casa traz, no dia 18 de novembro, “O Pássaro-da-chuva”, de Monique Bermond, adaptada e contada pela servidora Rosa Maria de Almeida. O acesso é pela página do Facebook da BNF.
O Leitura em Foco apresenta, em novembro, uma seleção de obras do autor brasileiro Lima Barreto, neto de escravos e filho de pais livres, nascido no dia 13 de maio de 1881, exatamente sete anos antes da Lei Áurea colocar um fim na escravidão. Em suas obras é possível ver o tema da escravidão a partir de sua própria experiência.
As indicações literárias do mês seguem a programação especial em celebração ao mês da Consciência Negra, com obras de escritores negros que podem ser conferidos no site da Biblioteca. “Por entender e apoiar a necessidade de equidade racial na representação literária, a BNF preparou uma seleção de livros não só escritos por autores negros, mas que também abordam a temática racial e que possuem em suas narrativas personagens negros. Venha, conferir!”, convida Cícera.