•  sábado, 23 de novembro de 2024

Atendimentos da Assistência Social aumentam por conta dos impactos da pandemia em Jundiaí

Por conta dos impactos econômicos e sociais da pandemia do Novo Coronavírus, os equipamentos ligados à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) têm apresentado aumento nos números de atendimentos e de concessão de benefícios. Somente no mês de abril os seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) realizaram 9.552 atendimentos, número esse 250% maior do que a média mensal mantida ao longo do ano passado.

Também houve aumento considerável na distribuição de cestas básicas, pelo Plano de Segurança Alimentar para Famílias Vulneráveis, lançado pela Prefeitura, inicialmente, para seis mil famílias no Município, entre as beneficiárias do programa Bolsa Família e as mais impactadas pela pandemia. Somente pelo Plano até o momento, foram entregues à população 11.604 cestas pelos seis CRAS e pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS). Tais equipamentos entregaram juntos, ao longo do ano de 2019 inteiro, 1.387 cestas.

Para essa distribuição, os equipamentos contam com o apoio de associações que atuam nos territórios de vulnerabilidade e cada um deles estabeleceu a logística apropriada para o perfil de seus usuários, realizando a entrega em domicílio para residências em bairros mais afastados, evitando assim o deslocamento da população.

A diretora do Departamento de Proteção Social Básica da UGADS, Cássia Carpi do Prado, explica o planejamento do trabalho da Unidade no período. “Os esforços da UGADS são no sentido de minimizar os impactos causados à população vulnerável e garantir o acesso à segurança alimentar e a outros benefícios. Temos tido também a preocupação em disponibilizar máscaras e álcool gel aos usuários no acesso aos serviços, além da preocupação com a saúde dos servidores, que atuam na linha de frente no atendimento à população, e para os quais são oferecidos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários.”

Sobre os atendimentos, sejam eles técnicos ou para orientações em geral, os mesmos foram realizados por meio de tecnologias ou presencialmente, já que os equipamentos foram mantidos abertos por se tratarem de serviços considerados essenciais. Desde o início deste ano, os equipamentos da UGADS dispõem ainda de telefones celulares para atendimento via WhatsApp e, com a pandemia, esse serviço foi fortalecido, com a instalação do aplicativo Google Forms, o que dinamiza o atendimento com base na demanda apresentada pelo munícipe.

A coordenadora do Cras São Camilo, Patrícia Pierassi, explica as mudanças recentes naquele equipamento. “Temos voltado nosso olhar, antes concentrado no fortalecimento das famílias vulneráveis, para os atendimentos das cestas básicas pelo plano emergencial. Neste Cras, identificamos que mais de 90% dos atendidos têm acesso à internet, seja por equipamento próprio ou de amigos. Portanto, todos são atendidos, mas privilegiamos a modalidade online, pelo WhatsApp. Dessa forma, estimulamos que as pessoas fiquem em casa e evitem a circulação, salvaguardando a saúde dos usuários e dos servidores”, explica Patrícia, que, para ilustrar o aumento da demanda de trabalho, aponta o Caxambu, que faz parte do território daquele Cras, como bairro de onde antes não havia solicitações para atendimento.

 

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