Artesãs do “Jundiaí Feito à Mão” doam mais de 1,2 mil máscaras
As artesãs que fazem parte do projeto “Jundiaí Feito à Mão” formalizaram a doação de mais de 1,2 mil máscaras e sete toucas à Prefeitura de Jundiaí, que serão encaminhadas à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). As máscaras serão distribuídas nas áreas de vulnerabilidade e com maior número de casos no município, segundo a dra. Dayane Martins, diretora de Atenção Básica à Saúde.
Dessas máscaras, cerca de metade foi desenvolvida com tecidos doados pelos próprios artesãos e metade contou com a doação de tecidos realizada por hotéis de Jundiaí: Ibis Jundiaí Shopping, Hotel São Judas, Hotel Maria Luiza, Hotel Red Roof Inn, Hotel Convenience, Adagio e Ibis Budget Jundiaí.
Contribuíram com a doação as artesãs Célia Loureiro Duo (Cidade Nova), Claudia Collistochi Ravazi da Silva (Medeiros), Dayse da Silva (Cidade Luiza), Edileine Aparecida Izidoro (Ivoturucaia), Miriam Fernandes (Residencial Jundiaí II), Regiane Marangne Roncada (Vila Lacerda), Roseli Eufrasia Ramalho Vida (Vila Hortolândia), Sebastiana Helena Ramos (Jd. Caçula), Taís Alves da Cunha Silva (Pq. Residencial Jundiaí), Vera Lúcia Fernandes Santos Silva (Vila Cidadania), Vilma Aparecida da Silva Florêncio (Vila Rossi) e Virginia Clemente (Cidade Nova I). Artesãos que doaram materiais para a confecção das máscaras: Rosemary A. A. Maion, Judite Correia de Souza Moraes, Maryloise Lourenço, Nathália Lourenço Lopes de Oliveira e Paulo Bonini.
Jundiaí Feito à Mão
A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), está divulgando em suas redes sociais o trabalho das artesãs do Jundiaí Feito à Mão, que, devido à pandemia, estão com dificuldades para comercializar seus produtos e passaram a costurar máscaras de proteção. Criado pela Diretoria de Turismo, o Programa “Jundiaí Feito à Mão” tem como principal objetivo fomentar a atividade artesanal e, atualmente, conta com mais de 250 artesãos cadastrados. As atividades itinerantes, porém, tiveram que ser suspensas desde o início da pandemia.
Segundo a diretora de Turismo da UGAAT, Marcela Moro, a ação colabora com o trabalho das artesãs e também oferece um serviço aos munícipes. “A divulgação incentiva a comercialização e, mesmo tempo, oferece à população uma forma de ficar protegida”, conta.