Projeto Ver e Viver realiza mutirão de oftalmologia em Cajamar
No último sábado (19), aconteceu um mutirão de oftalmologia na Clínica Ver Mais, localizada no Distrito de Jordanésia, que atendeu 57 crianças para realizarem o exame de vista. Essas consultas são parte do Projeto Ver e Viver, uma parceria entre a Prefeitura de Cajamar e instituições privadas, que tem como objetivo promover uma conscientização sobre a saúde visual das crianças e levar o acesso a uma melhor visão para quem precisa.
Durante este segundo semestre, 1.272 alunos de 21 escolas do município passaram pela triagem de acuidade visual, realizada através de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação, desses alunos 146 foram diagnosticados com alguma alteração na visão e foram encaminhados para realizarem um exame mais detalhado em clínicas oftalmológicas, que foram concluídos neste último sábado. Após todos passarem por consulta, 80 crianças apresentaram a necessidade de óculos e irão receber do Projeto Ver e Viver, sem custo algum para as famílias.
Nesta próxima etapa, os responsáveis pelo projeto entrarão em contato com as escolas para chamarem os alunos para escolherem as armações. A entrega desses óculos está prevista para acontecer na segunda quinzena de novembro.
Sobre o Projeto Ver e Viver
O Ver e Viver é um projeto implantado pela Fundação ArcelorMittal, que tem como objetivo diagnosticar problemas de visão em crianças das escolas públicas municipais, do ensino fundamental I. O projeto capacitou coordenadores pedagógicos e professores para a triagem de acuidade visual. Nesta fase da vida escolar problemas visuais podem interferir no processo de ensino-aprendizagem, por isso a importância do diagnóstico precoce.
Esta é a segunda edição do projeto na cidade de Cajamar. No primeiro semestre, cerca de 5.412 alunos do município participaram desta mesma triagem e 197 crianças já receberam este benefício. Em Cajamar, o projeto conta com o apoio da Fundação ArcelorMittal, Ótica Di Fiori, Clínica Ver Mais e a parceria entre as empresas Mac Lucer Empreendimentos, Armatrel, LMD construções, Fata – Bolsas e Acessórios, Mak – Painéis Elétricos e Projeto Ambiental.