Cultura realizará apresentação para celebrar o Dia da Consciência Negra em Cajamar
Em comemoração ao dia da Consciência Negra, a Diretoria de Cultura de Cajamar, por meio da Biblioteca “Armando Paschoal” e o CRAS da Praça de Esportes e Cultura, realizará uma apresentação do Projeto “Carolina Maria de Jesus, sua Literatura e suas cores”. O evento será celebrado no dia 21 de novembro, às 14h, com a exibição de documentários que abordam a vida e a obra de Carolina de Jesus, que foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil.
Considerada uma das mais importantes escritoras do país, a autora viveu boa parte de sua vida na favela do Canindé, na zona norte de São Paulo, sustentando a si mesma e seus três filhos como catadora de papéis. Em 1958, tem seu diário publicado sob o título “Quarto de Despejo”, o livro fez um enorme sucesso e chegou a ser traduzido para catorze línguas.
Carolina de Jesus era também compositora e poetisa. Sua obra permanece objeto de diversos estudos, tanto no Brasil quanto no exterior. Além da exibição dos documentários, haverá uma roda de conversa para reflexão sobre o dia da Consciência Negra com mediação dos funcionários da Biblioteca e do CRAS e intervenção musical.
SERVIÇO:
Data e horário: 21 de novembro de 2019 às 14h
Local: Praça de Esportes e Cultura “Irineu Lúcio Rodrigues”
Rua Constantino Francisco de Almeida, 367 – Parque Paraíso (Cineteatro)