Saúde convoca população de 20 a 29 anos para vacinação contra sarampo em Cabreúva
A campanha de vacinação contra o sarampo para jovens e adultos, na faixa etária entre 20 e 29 anos, começou na segunda-feira (18). Mas a procura ainda é baixa em Cabreúva. Por isso, a Secretaria de Saúde da cidade reforça a importância da imunização e a recomendação de duas doses da vacina para esse público.
As doses da vacina estão disponíveis em todas as unidades de saúde da cidade, nos dias úteis, durante o horário de funcionamento de cada uma.
A campanha vai até dia 30 (sábado), quando será realizado o “Dia D”. Neste dia, três unidades estarão abertas, das 8h às 17h, para a campanha: Policlínica Wilson Federzoni, no Jacaré; ESF Hermógenes de Godoy, no Centro; e ESF irmãos Bruno e Phellipe Z. Spina, no Vilarejo.
De acordo com o último Boletim Epidemiológico do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, a faixa etária de 20 a 29 anos é a que apresenta o maior número de casos confirmados da doença.
Em Cabreúva foi registrado apenas um caso de sarampo contraído no município. A mulher, de 30 anos, recebeu o tratamento e não teve sequelas. Outros dois casos foram registrados na cidade, mas os pacientes contraíram a doença em outros municípios – são os chamados casos importados.
O Programa Estadual de Imunização prevê que crianças e adultos, com idade entre um ano a 29 anos, devem ter duas doses da vacina contra o sarampo. Acima desta faixa, até 59 anos, é preciso ter uma dose. Não há indicação para pessoas com mais de 60 anos, pois esse público potencialmente teve contato com o vírus, no passado.