•  domingo, 24 de novembro de 2024

Norma exige que agricultores rotulem seus produtos até 2021

A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Ceagesp estão divulgando as normativas de rastreabilidade dos produtos hortícolas, que devem ser implantadas pelos produtores até 2021. O objetivo das novas exigências é facilitar a identificação da origem dos problemas (como a contaminação dos produtos por resíduos de agrotóxicos) e solucioná-los.

A medida visa trazer maior segurança alimentar para o consumidor final, além de aumentar qualidade dos produtos, melhorar a competitividade, reduzir perdas, ampliar mercados, entre outros.

O controle de rastreabilidade pode ser feita de maneira muito simples – numa planilha ou caderno que fique disponível para fiscalização e de etiquetas impressas com código de barras ou outro sistema que permita identificar os produtos vegetais frescos de forma única.

A Secretaria do Agronegócio de Cabreúva está à disposição para esclarecer como os produtores devem proceder para atenderem a Instrução Normativa Conjunta n° 02/2018, que já está em vigor e sendo implantada gradativamente. “Quem tiver dúvidas, pode nos procurar pelo telefone 4528-1305 ou pessoalmente na Secretaria”, garantiu Jesus de Carvalho, secretário da pasta.

A Secretaria fica na Av. Marciano Xavier de Oliveira, 476, no Centro, e funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Ler Anterior

300 estudantes se formam no Centro de Línguas de Jundiaí

Ler Próxima

UPA do Jacaré já fez 70 mil atendimentos em Cabreúva