Equipe da unidade do Centro elimina uso de copos descartáveis em Cabreúva
Depois de participar de uma reunião sobre ecologia, em 2016, o farmacêutico Nelson Benedito Stofanini, da USF Hermógenes de Godoy, o antigo CS3, no Centro, percebeu que precisava ampliar sua colaboração com a preservação do meio ambiente. De volta ao trabalho, começou uma campanha para incentivar seus colegas a reduzirem o uso de copos plásticos durante o expediente.
Com apoio de uma colega, a agente comunitária Katy Paulino Ribeiro, que inclusive doou um suporte para os copos e canecas, eles deram início à campanha “Adote uma caneca”. A adesão foi aos poucos. Mas, há mais de um ano, os 16 funcionários da unidade de saúde não utilizam copos descartáveis. Cada um tem sua xícara para o cafezinho ou até uma garrafinha de água.
A ação pode parecer pequena, mas está tirando do lixo mais de 12 mil copinhos plásticos por ano. “É uma mudança cultural. Demora, mas a partir do momento que cada um aceita mudar, é um caminho sem volta. A ação tem continuidade naturalmente”, acredita Nelson, que já havia implementado na farmácia da unidade a reciclagem das caixas de medicamentos e papel, inclusive bulas de remédios.
Com a garrafinha sempre à mão, a agente comunitária Patrícia Santana lembra exatamente o que a fez começar a pensar na questão do meio ambiente. “Tinha um ex-funcionário tabagista que tomava muito café, várias vezes ao dia. Cada cafezinho era um copo. Isso começou a me incomodar”, conta. “Foi então que me questionar e vi que poderia fazer minha parte. Comecei parando de usar os copinhos.”
Para ajudar na campanha e incentivar os colegas de trabalho, Patrícia levou de sua casa alguns copos de vidro para a unidade de saúde. “São as nossas atitudes que influenciam os outros, inclusive os pacientes. Muitos, inclusive, já têm o costume de andar com sua garrafinha de água”, destaca, lembrando que até os médicos, que têm escala intermitente, aderiram à campanha.