Em ação regional, ambientalistas recolhem lixo das margens do Rio Tietê em Cabreúva
Um grupo com cerca de 50 pessoas – autoridades, integrantes dos Escoteiros e Gira Mundo (ambos de Itu) e do Projeto Bravo Jovem (Cabreúva) participou, na manhã do último domingo (22), da 16ª Jornada Pelo Tietê. A ação ocorreu na Estrada Parque, nas proximidades do trecho da Gruta.
Com muita disposição, todos se puseram a recolher lixo de toda espécie, além de limpar as placas de sinalização existentes ao longo daquela estrada.
A Jornada Pelo Tietê acontece todos os anos, e tem reunido ambientalistas e voluntários de diversas organizações no trabalho de, pela coleta do lixo, alertar a sociedade em geral sobre a importância de ações que possam levar à despoluição do Rio Tietê, bem como para estratégias de sustentabilidade ambiental para o dia a dia.
Nesse sentido, a ação principal foi a limpeza das margens e arredores do rio. Ao final da Jornada, foram recolhidos aproximadamente 200 quilos de resíduos. Todo o material recolhido foi encaminhado para o Aterro Sanitário de Cabreúva.
Outra ação que integrou a Jornada foi uma palestra realizada na Emeb Irva Ávila Pavani (de Cabreúva). A secretária cabreuvana de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, a bióloga Rosimeire Rabelo Santos Timporim, conversou com os alunos daquela escola (escolhida por sua localização, pois está muito próxima do Rio Tietê).
Na conversa, Rosi alertou sobre a importância da preservação das matas ciliares do Rio Tietê, além de enfatizar como é importante não descartar resíduos no local. A secretária lembrou que, como a escola fica no bairro Bananal (que margeia o Tietê), são aqueles os alunos que mais sofrem com a poluição do rio.