CRAS trabalha educação ambiental com crianças do Centro e do Jacaré em Cabreúva
Acompanhados da professora Carolina Vecchi, as crianças participantes do projeto de convivência do CRAS Jacaré e Núcleo Socioassistencial (Centro) tem participado de diversas atividades sobre meio ambiente e sustentabilidade.
No dia 24 de julho, a turma do Jacaré participou do projeto Roteiro das Águas, que acontece em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e a EPPO.
Na ocasião, a primeira parada foi na Nascente Modelo Municipal – Biquinha, ao pé da serra. Lá, as crianças aprenderam com a educadora ambiental Stefany Bernardes sobre a origem do rio, seu percurso e como preservá-lo. As crianças também conheceram uma queda dágua do ribeirão e, por fim, as crianças visitaram a estação da Sabesp, onde aprenderam sobre o tratamento da água e o percurso até ela chegar nas casas.
No dia 30, foi a vez da criançada do Núcleo Socioassistencial participar de atividade externa sobre o meio ambiente. As crianças visitaram o Camping Cascata, onde fizeram trilha e aprenderam sobre o respeito com a flora e fauna local, o tipo de vegetação, características da Mata Atlântica, além de curiosidades do Rio Tietê. A visita foi toda acompanhada e orientada pelo escoteiro Flávio Araújo Cruz, o chefe Flávio.
No dia 31, a turma do CRAS Jacaré participou do projeto ‘Pra onde vai o seu lixo?’, que também acontece com apoio da EPPO e da educadora ambiental Stefany. As crianças realizaram uma visita à cooperativa de recicláveis para entenderem um pouco mais sobre a classificação dos recicláveis, o que é resíduo, o que é compostagem e a diferença entre lixão e aterro sanitário. Sem seguida, as crianças conheceram o aterro sanitário e todo o processo do lixo por lá.
“Finalizamos as atividades com a mensagem de multiplicar todo nosso conhecimento adquirido para nossas escolas, familiares e colegas, incentivando todos a reciclarem seu lixo e agirem com consciência ambiental”, disse a professora Carolina.