
Coronavírus: programas dão apoio psicológico para população em Cabreúva
A Secretaria de Saúde de Cabreúva, por meio da coordenação de Saúde Mental, desenvolveu programas de apoio para a população e para profissionais da área da saúde. Eles fazem parte das ações de enfrentamento do coronavírus (covid-19) na cidade.
O programa “Em casa, mas não sozinho” é um plantão psicológico para prevenção de danos psíquicos, acolhimento, escuta e apoio ao luto, voltado para a população em geral. “O atendimento é feito, exclusivamente, pelo telefone, por chamada de voz ou por mensagem de WhatsApp”, destaca a coordenadora da Saúde Mental, Claudia Montanari.
Estão disponíveis três números de telefone: (11) 94265-8106; (11) 93287-4999 e (11) 99769-6381. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. “Qualquer pessoa que precise de um apoio psicológico pode entrar em contato conosco”, frisa Claudia.
Outro programa disponível é o “Dúvidas? Estamos aqui”, da terapia ocupacional. É voltado tanto para os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), quanto para qualquer pessoa que esteja com dificuldade com a nova rotina da quarentena.
O momento atual, destaca Claudia, tem trazido grande impacto na vida e a terapia ocupacional reconhece as consequências e mudanças que estão acontecendo na mobilidade, na atividade de vida diária e instrumental do ser humano. “Sendo assim, as terapeutas podem acolher e orientar o paciente para inserir atividades significativas na rotina dentro das possibilidades atuais e criar estratégias facilitadoras para manter a saúde mental.”
O atendimento é feito via teleconsulta, apenas de segunda, quarta e quinta-feira, das 7h às 13h15, pelo telefone (11) 4528-1090.
A coordenadora da Saúde Mental destaca ainda o programa “Cuidando de quem cuida”, que é voltado para os profissionais das áreas que estão na linha de frente do enfrentamento da pandemia. É também um plantão psicológico para prevenção de danos psíquicos, só que direcionado para profissionais da área da saúde, da Defesa Civil e da Segurança Pública.
O atendimento está sendo feito por telefone, por chamada de voz ou vídeo e por WhatsApp. “Mas esses números serão divulgados apenas para os coordenadores de cada área. Quem precisar, deve procurar seu coordenador”, orienta Claudia.