•  sábado, 23 de novembro de 2024

Cinema itinerante atrai olhos curiosos e promove a inclusão em Cabreúva

A ansiedade e os olhos curiosos acompanharam a pequena Yasmin Vitória, de sete anos, nesta terça-feira (03). Aluna da EMEB Mario Facioli, ela esteve nesta manhã no  projeto Cine AB para acompanhar o filme WiFi Ralph – Quebrando a Internet. Pela primeira vez, ela teve a oportunidade de entrar em um cinema.

 

“Não via a hora de vir aqui e começar o filme. Fiquei imaginando como era um cinema e como seria o filme“, disse Yasmin, com sua pipoca e copo de refrigerante nas mãos.

 

Dentro do caminhão que se transforma em cinema, ela não deixou de observar nada. E quando o filme começou, os olhos nem piscavam.

 

A carreta está em frente ao Estádio Municipal Tancredo Neves, o “Sovacão”, no Centro, desde a última segunda-feira (02).

 

“Reuni minha turma da escola e viemos para ver o filme. Será bem legal assistir o filme com eles”, afirmou Rafael Camacho, de 12 anos, aluno da escola estadual Lucídio Motta Navarro.

 

Números – Nos dois dias de exibição, aproximadamente 800 crianças acompanharam a programação de filmes disponibilizados pelo projeto.

 

“O projeto é muito funcional e mexe com a imaginação das crianças, dando oportunidade delas irem ao cinema. Com isso, incentiva seu desenvolvimento e promove o entretenimento”, explica a secretária de Cultura e Turismo, Bárbara Amirat.

 

Nesta terça-feira, ainda ocorrem três sessões:

 

14h: Zootopia

16h: Divertidamente

18h30: Mogli, o menino lobo (aberta ao público em geral)

 

Cinema itnerante – Estruturado em um caminhão, o cinema móvel visa alcançar o público com pouco acesso à equipamentos culturais. Com uma infraestrutura completa, ao chegar no local de destino, as laterais do caminhão se expandem, transformando-o em uma verdadeira sala de cinema, com telão, climatização, poltronas para acomodar até 91 pessoas por sessão, além de pipoqueira, dispenser para refrigerante e banheiros.

 

Além disso, buscando a inclusão de todos os públicos, os filmes também são adaptados em legendagem descritiva, audiodescrição e LIBRAS para que portadores de deficiência visual ou auditiva também possam participar da programação. Em todas as sessões, os convidados ganham pipoca e refrigerante.

 

O projeto Cine AB, aprovado pela Secretaria Especial da Cultura e viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, é realizado pela NG Produções Culturais com o apoio da produtora Cepar Cultural e patrocínio da AB Concessões.

 

Ler Anterior

Jundiaí se torna integrante do Pacto Global das Nações Unidas

Ler Próxima

Caminhada celebra Dia da Mulher e Serra do Japi em Cabreúva